Na noite desta quinta-feira, 23 de março, a programação dos 127 anos de União da Vitória foi realizada no salão Nobre da Unespar, contando com uma peça teatral do Contestado, que teve a direção do professor Lício Ferreira.
União da Vitória completa na segunda-feira, 27 de março, 127 anos, e nada melhor do que se lembrar da nossa história, voltando há 100 anos, durante a Guerra do Contestado.
Na noite de quinta-feira, a Prefeitura de União da Vitória juntamente com a Escola de Teatro do professor Lício Ferreira, realizaram a apresentação da peça teatral Contestado, com texto de Romário Borelli e direção de Lício Ferreira. A peça teatral se iniciou às 20h com a presença da comunidade e do vice-prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas. O vice – prefeito até parabenizou a organização do evento. “Quero agradecer ao professor Lício Ferreira, e a todos os jovens que na noite de hoje, estiveram fazendo está linda apresentação cultural para marcar os 127 anos da nossa cidade. O prefeito Hilton Santin Roveda, assim como eu, quer dar à oportunidade de todos terem acesso à música, a dança, a pintura e ao teatro. Parabenizo a todos pelo trabalho”. Disse Bachir Abbas.
O enredo da peça teatral mostrou o inicio e o fim da Guerra do Contestado, (1912 – 1916), em que vários moradores de União da Vitória morreram em uma batalha, e uma das vítimas, foi um dos monges que afirmou que a região teria um período de tristeza, especialmente atingindo as crianças.
O dia a dia da época foi mostrado na limpeza das casas, a lavação de roupas no rio e a conversa da comunidade com a chegada do Monge João Maria. A política também foi destacada na peça teatral, com a vinda da estrada de ferro e as velhas promessas dos políticos para o sucesso e desenvolvimento da região.
Ao fim, foi mostrada a tragédia da batalha com as várias mortes e o grito de luta pela Terra do Contestado.
O professor de teatro Lício Ferreira, conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e enfatizou o trabalho feito pelos jovens na peça teatral. Disse que a Escola de Teatro está formando os jovens para o mercado. “Quero agradecer a Prefeitura de União da Vitória, em nome do Santin e do Bachir, pelo convite e apoio para a nossa equipe fazer está apresentação em comemoração aos 127 anos da nossa cidade. O que nós mostramos, dá a visão de que a Guerra do Canudos assim como a do Contestado, é uma realidade que vivemos em outros países, com as mortes de mulheres, homens e crianças”. Finalizou Lício Ferreira.
Galeria: