Neste domingo, 25 de agosto, é lembrado o dia do Soldado, e em Porto União, o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, realizou nesta sexta-feira, 23 e sábado, 24, uma programação especial para lembrar a data.
Na sexta-feira, ocorreu às 15h, no Batalhão Juarez Távora, a homenagem ao patrono Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias – 1803-1880) com o ato solene de formatura dos novos soldados como também o ato de homenagem para o Corpo de Bombeiros de Porto União e para o 27° Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória, pela parceria junto ao Exército Brasileiro, sendo entregue um certificado de “Colaborador Emérito do Exército”. Também foram homenageadas duas aulas da Rede Estadual de Ensino sendo uma da cidade de Porto União e de União da Vitória, pela participação no concurso de redação realizado pelo Batalhão.
Com a presença do pavilhão nacional o comandante Coronel Damásio Douglas Nogueira Junior, realizou a entrega de dois certificados para dois soldados por destaque na sua formação como a entrega de uma medalha para um dos soldados. Em seguida todos os soldados realizaram o seu juramento e marcharam em frente a Bandeira do Brasil.
Antes de finalizar o ato oficial o comandante fez a leitura da ordem do dia enviada pelo Comando Militar do Sul, acompanhe:
A programação do dia do Soldado, teve continuidade neste sábado, às 9h, na praça Hercílio Luz, onde foi montada a estrutura do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, para que a comunidade das duas cidades pudesse conhecer melhor o Batalhão de Porto União e ver as viaturas. Durante a tarde várias atividades foram realizadas e teve termino por volta das 17h.
O patrono do Exército:
Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva) (1803-1880) foi um militar brasileiro, Patrono do Exército, sendo um dos maiores vultos da nossa história, chamado de “O Pacificador.” Em homenagem a todas suas ações já realizadas em prol do Exército, no dia 25 de agosto, seu nascimento, é comemorado o dia do Soldado.
Infância e Formação Militar:
Luís Alves de Lima e Silva nasceu na fazenda São Paulo, Taquaraçu, próximo da Vila Estrela, hoje, município de Duque de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Filho de Francisco de Lima e Silva e de Cândida de Oliveira Belo, cresceu em meio a uma família de militares. Seu avô, José Joaquim de Lima e Silva, um militar português, imigrou para o Brasil em 1767 e se instalou no Rio de Janeiro, então capital do país. Seu pai foi brigadeiro do Exército Imperial e membro da Regência-Trina durante a menoridade de Dom Pedro II.
No dia 22 de novembro de 1808, o 1.º Regimento de Infantaria de Linha comandado por seu avô, recebia o novo soldado com cinco anos, apenas para uma homenagem a seu avô, o Ministro da Guerra. Entre 1809 e 1817, estudou no Seminário São Joaquim, hoje Colégio Pedro II. Em 1818, Luís Alves entrou para a Escola Militar do Largo do São Francisco, onde permaneceu até 1821. Foi cadete, alferes e tenente. Quando concluiu o curso, foi incorporado ao 1.º Batalhão de Fuzileiros.
Palavras:
Palavra do prefeito de Porto união, Eliseu Mibach, em destaque ao dia do Soldado:
Palavra do comandante Coronel Damásio Douglas Nogueira Junior, sobre a programação desde sábado, na praça Hercílio Luz: