Tem início à 0h, deste domingo, 4 de novembro, o Horário de Verão 2018 – 2019, os moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), devem adiantar o relógio em uma hora.
Neste ano o Horário de Verão inicia no domingo, 4 de novembro e ter o seu termino previsto para o dia 17 de fevereiro de 2019, quando os moradores destas regiões devem atrasar o relógio.
Acaba ou não:
Vale lembra que neste ano, o Horário de Verão teve um discussão para o seu fim ou não e de mudança ao ser aplicada. Em dezembro de 2017, o Presidente da República Michel Temer assinou decreto que encurtou o período de duração do Horário de Verão. Outra pauta que discutiu o Horário de Verão foi o Supremo Tribunal Federal (STF), que solicitou a alteração da aplicação do horário, devido as Eleições 2018.
Enem 2018:
Segundo o Ministério da Educação, 56% dos jovens que vão fazer as provas do Enem 2018, devem adiantar o relógio, para não perder o primeiro dia de prova que será neste domingo, 4 de novembro. Em nota o Palácio do Planalto chegou a informar no início do mês que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria adiado para o dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar provas do Enem, mas acabou decidindo manter a data de 4 de novembro.
Estados com Horário de Verão:
Distrito Federal (DF)
Espirito santo (ES)
Goiás (GO)
Mato Grosso (MT)
Mato Grosso do Sul (MS)
Minas gerais (MG)
Paraná (PR)
Rio de Janeiro (RJ)
Rio Grande do Sul (RS)
Santa Catarina (SC)
São Paulo (SP)