As equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da região sul do paraná, realizaram nesta quarta-feira, 9 de maio, uma operação na cidade de Bituruna.
Segundo nota divulgada pelo coordenador de Operações do IBAMA, Fernando Nunes, está ação faz parte da Operação Oncideres, que teve início no dia 16 de abril, tendo fim no dia 28, sendo que agora com novas apurações, foi desencadeada ação na cidade de Bituruna.
Em campo, os fiscais do IBAMA estiveram em serrarias do município, em que cumpriram a apreensão de maquinários e o lacre de empresas que faziam o corte ilegal de Araucárias na região.
Ainda segundo o coordenador de Operações foram apreendidas 27 metros cúbicos de madeira, o que vale a cinco caminhões caçamba carregados, contudo, foi aplicado uma multa de 30 milhões as serrarias que faziam as atividades ilegais.
Toda madeira apreendida foi entregue para a Prefeitura de Bituruna, que ficará responsável em manter guardado todo material até que a Justiça determine o que poderá ser feito.