Iluminação pública, direito de ter, obrigação de cuidar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Iluminação pública, direito de ter, obrigação de cuidar


12 de fevereiro de 2018

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Essencial para todos, a iluminação pública é um instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar plenamente do espaço público durante a noite.

A Prefeitura de União da Vitória não tem medido esforços para garantir que esses direitos sejam respeitados. A cidade atualmente tem 9.570 pontos luminosos divididos em suas 15 localidades. São trocadas em média diariamente de 20 a 25 lâmpadas. Bastante né? O problema é que infelizmente a prefeitura recebe diariamente cerca de 50 requisições de troca de lâmpadas. Um número muito alto que na maioria das vezes é resultado de depredação da própria população. Os ataques a lâmpadas, causadores de um grande prejuízo, acontecem em todas as regiões da cidade, porém, a grande concentração é registrada nos bairros Rio da Areia, Rocio e São Cristóvão.

O trabalho de troca de lâmpada, apesar de simples, requer tempo, deslocamento, montagem do guindaste, escada e troca. Por mais que a equipe seja ágil, em quanto esse número de depredação continuar alto, a demanda não será suprida. É de muita importância que a comunidade fique atenta.  Muitos tem o habito de reclamar que não têm lâmpadas nos postes, mas não reclamam contra quem as quebrou. É preciso melhorar a forma de ver e de agir.

No trevo do Mallon foram furtados seis mil metros de fio de cobre, esse é o motivo do principal trevo da cidade estar sem iluminação. Nos próximos dias a prefeitura estará colocando nova fiação no local, porém, os custos serão altos, R$53 mil reais que poderiam estar sendo usado para levar energia elétrica a lugares onde ainda não há.

A melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública resulta na melhor imagem da cidade e contribui de forma significante para a segurança pública. É dever de todos zelar por esse patrimônio público. Comunidade de poder público para melhorar União da Vitória.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Governador Ratinho Junior autoriza estudo para fusão da Uniuv com a Unespar

Em articulação do deputado Hussein Bakri, o governador Ratinho Junior e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, autorizaram a realização de estudos técnicos para a estadualização da Uniuv por meio de uma fusão com a Unespar. Até o meio do ano, esse levantamento vai apontar quais dos 14 cursos serão absorvidos, […]

Semana Santa: Cidasc orienta sobre compra de pescados

Com a chegada da Semana Santa, período tradicional do aumento do consumo de pescados, a atenção na hora da compra se torna fundamental para garantir a segurança alimentar A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), coordena as ações de […]

PRF inicia Operação Semana Santa 2024

No ano passado, nas rodovias federais de SC, foram registrados 105 acidentes nos quatro dias de feriadão da Semana Santa A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir da zero hora desta quinta-feira dia 28/03, em todo o Brasil, a Operação Semana Santa 2024. A mobilização termina no domingo, dia 31 de março, às 23h59min.  O […]