Inácio Martins registra primeiro caso confirmado de COVID-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Inácio Martins registra primeiro caso confirmado de COVID-19


7 de maio de 2020

Chefe da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan / arquivo pessoal

Foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no município de Inácio Martins na manhã do dia 05 de maio. A paciente se trata de uma senhora de 61 anos, moradora da comunidade de Alemanha, área rural do município, região que faz divisa entre Inácio Martins e Guarapuava.

Em entrevista ao Jornal Colmeia de hoje, 07 de maio, o prefeito Edemetrio Benato Junior ressaltou que a paciente foi primeiramente atendida pela Unidade Básica de Saúde de Guarapuava, no bairro Batel. A senhora que mora na divisa dos municípios, possui familiares em Guarapuava e seu trânsito a essa cidade é frequente, “sendo que possivelmente se trata de um caso importado”.

A senhora ao sentir os sintomas se deslocou até a Unidade de Saúde de Batel, onde foi realizado a coleta do material para exame, chegando o resultado na 4ª Regional de Saúde em Irati na segunda-feira, 05. O chefe da 4ª Regional, Walter Henrique Trevisan, afirma que foi “a última Regional de Saúde a ter a confirmação de um caso”.  Walter também ressaltou que “essa senhora está bem, ela foi inclusive procurada pela equipe da Regional em contato com a equipe do município, que fizeram um trabalho de acompanhamento, estando visitando, deixando ela em quarentena junto com a família e assim deve permanecer por todo esse final de semana”, conclui.

 

 

Prefeito Edemetrio Benato Junior / arquivo pessoal

Para o prefeito Benato o caso foi uma surpresa, já que o município não havia registros de casos suspeitos e ou investigados. “Provavelmente essa pessoa quando foi atendida na Unidade Básica de Saúde de Guarapuava, passou como se fosse uma moradora de Guarapuava e quando veio o resultado e procuraram por essa pessoa, constatou-se que ela morava no interior do município de Inácio Martins, sendo uma surpresa”, explica.

O Prefeito também enfatiza que “nossas equipes de epidemiologia imediatamente foram visitar essa pessoa onde fizeram todo o protocolo da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretária Estadual da Saúde”. De imediato as equipes também estiveram realizado o histórico de deslocamento da paciente “nos dias em que se antecederam esses sintomas, que vinculo teve, que contato teve, para que possa monitorar todo esse bloqueio e fazer a quarentena dessas pessoas que estiveram em contato”, confirma Benato.

Acompanhe na íntegra a entrevista do prefeito Edemetrio Benato Junior ao Jornal Colmeia, que também deixa suas dicas de prevenção aos moradores do município e quais são as ações que as equipes de saúde estão adotando para proteger a população: 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Eder de Souza é bicampeão do Trail Run 5k de Natal

Vestido a caráter o corredor Éder de Souza venceu novamente o Trail Run 5K de Natal, disputado na manhã do domingo, 14 de dezembro, no Coas Park, em Porto União. A prova festiva fechou a temporada 2025 das corridas de rua na região. Para esse ano a organização da prova inverteu o sentido do traçado […]

Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]