Foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no município de Inácio Martins na manhã do dia 05 de maio. A paciente se trata de uma senhora de 61 anos, moradora da comunidade de Alemanha, área rural do município, região que faz divisa entre Inácio Martins e Guarapuava.
Em entrevista ao Jornal Colmeia de hoje, 07 de maio, o prefeito Edemetrio Benato Junior ressaltou que a paciente foi primeiramente atendida pela Unidade Básica de Saúde de Guarapuava, no bairro Batel. A senhora que mora na divisa dos municípios, possui familiares em Guarapuava e seu trânsito a essa cidade é frequente, “sendo que possivelmente se trata de um caso importado”.
A senhora ao sentir os sintomas se deslocou até a Unidade de Saúde de Batel, onde foi realizado a coleta do material para exame, chegando o resultado na 4ª Regional de Saúde em Irati na segunda-feira, 05. O chefe da 4ª Regional, Walter Henrique Trevisan, afirma que foi “a última Regional de Saúde a ter a confirmação de um caso”. Walter também ressaltou que “essa senhora está bem, ela foi inclusive procurada pela equipe da Regional em contato com a equipe do município, que fizeram um trabalho de acompanhamento, estando visitando, deixando ela em quarentena junto com a família e assim deve permanecer por todo esse final de semana”, conclui.
Para o prefeito Benato o caso foi uma surpresa, já que o município não havia registros de casos suspeitos e ou investigados. “Provavelmente essa pessoa quando foi atendida na Unidade Básica de Saúde de Guarapuava, passou como se fosse uma moradora de Guarapuava e quando veio o resultado e procuraram por essa pessoa, constatou-se que ela morava no interior do município de Inácio Martins, sendo uma surpresa”, explica.
O Prefeito também enfatiza que “nossas equipes de epidemiologia imediatamente foram visitar essa pessoa onde fizeram todo o protocolo da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretária Estadual da Saúde”. De imediato as equipes também estiveram realizado o histórico de deslocamento da paciente “nos dias em que se antecederam esses sintomas, que vinculo teve, que contato teve, para que possa monitorar todo esse bloqueio e fazer a quarentena dessas pessoas que estiveram em contato”, confirma Benato.
Acompanhe na íntegra a entrevista do prefeito Edemetrio Benato Junior ao Jornal Colmeia, que também deixa suas dicas de prevenção aos moradores do município e quais são as ações que as equipes de saúde estão adotando para proteger a população: