No sábado, dia 28 de setembro, aconteceu no distrito de São Miguel da Serra a inauguração do Monumento ao Centenário. A obra foi inspirada na primeira igreja construída pela comunidade e teve como atrativo principal a cruz original, preservada por décadas.
O monumento tem vários elementos que reforçam o espírito coletivo e a força de trabalho da comunidade, como a pedra basáltica cortada pela família do senhor Alinto Froelich, que ficou guardada por muito tempo até que serviu de “porta” para a obra. O sino genuíno de igreja que foi instalado no monumento, também foi resgatado pelo antigo morador, o vereador Élio Weber, restaurado pela família do vice-prefeito Percy Storck.
O monumento foi inaugurado ao som da música germânica tocada pela banda do Instituto Grunenwald, que vinha do pavilhão da Igreja de São Miguel Arcanjo, que também realizou no mesmo dia a primeira festa para manter as tradições de seus antepassados.
O prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, disse em seu discurso que: “Tenho um carinho muito especial por São Miguel da Serra, porque foi a terra que acolheu meu avô e foi a terra que me viu nascer, por isso não meço e nunca vou medir esforços para tornar esse distrito cada vez mais bonito e promissor”, afirmou.
O Grupo de Canto Vozes de São Miguel Arcanjo, presentearam a plateia cantando o Hino de São Miguel da Serra e o professor Renato Vogel, declamou a poesia; Tributo à Colonização de São Miguel da Serra.