Rádio Colmeia “Independência ou Morte” - 197 anos de Independência do Brasil » Rádio Colmeia

Escute a rádio

“Independência ou Morte” – 197 anos de Independência do Brasil


7 de setembro de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Em 07 de Setembro de 1822, as margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), Dom Pedro II, pegou a sua espada e gritava “Independência ou Morte” e com isso deu início a Independência do Brasil, que neste sábado, 07, já se passou 197 anos, de tal fato da mudança da história do Brasil.

Em muitas cidades, ocorreram o tradicional Desfile Cívico Militar, para lembrar de tal acontecimento e também lembrar da importância de viver num pais livre e que luta diariamente contra fatos que deveriam ter ficado no passado.

Em Porto União (SC) e União da Vitória (PR), o Desfile Cívico Militar teve início às 9h, com a concentração na rua Prudente de Morais e descendo a rua Matos Costa em direção à avenida Manoel Ribas em União da Vitória e tendo fim na rua Clotário Portugal. Neste ano o palanque das autoridades ficou postado na frente do Clube Apoio e Casa do Empreendedor. Como no ano de 2018, quem abriu o Desfile Cívico nas cidades irmãs foi o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União, seguida da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil das duas cidades. Depois dos militares as instituições que fazem parte dos dois municípios.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória, responsável pela organização do Desfile Cívico Militar estiveram presentes na avenida 66 instituições que foram mostrar o seu trabalho e amor à pátria.

O Comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União, Coronel Damásio Douglas Nogueira Junior, destaca a data de 07 de Setembro:

 

 

O prefeito da cidade de Porto União, Eliseu Mibach, destacou em sua fala para a reportagem da Rádio Colmeia, a importância do 07 de Setembro em destaque nas cidades de Porto União da Vitória:

 

 

O chefe do poder executivo de União da Vitória, Hilton Santin Roveda, também destacou o 07 de setembro, mas enfatizou que o Brasil, está a cada dia melhorando e deve buscar trilhar caminhos para o desenvolvimento:

 

 

Fotos: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Três Barras registra oito novos infectados por Covid-19 no final de semana

Confirmados oito novos casos de Covid-19 em Três Barras, neste último final de semana, elevando para 1136 o número de infectados desde o início da pandemia. Quatro homens, com idades entre 42 e 53 anos; e quatro mulheres, entre 28 e 50 anos, estão entre os contaminados mais recentes. O município tem, no momento, o […]

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil interditam salão social de escola em Porto União

Na tarde de quinta-feira, 25, o Corpo de Bombeiros Militar de Porto em conjunto com a Defesa Civil Estadual e Municipal realizaram uma vistoria em um estabelecimento educacional (Escola Estadual Cel Cid Gonzaga), a fim de, verificar as condições de segurança da área identificada como sendo o Salão Social. Após análise os técnicos chegaram à […]

Covid-19: “nossos hospitais não têm mais leitos”, diz chefe da 6ª Regional de Saúde em UVA

A 6ª Regional de Saúde de União da Vitória divulgou em nota, durante o início da noite deste domingo, 28, a real situação que a região passa no momento. Os números mostram que na última semana uma pessoa morreu por dia na região. Pode haver o risco de falta de oxigênio e não existem mais […]