Aconteceu na quarta-feira, 4, um evento organizado pelas Escolas Ana Boico e Irineu Gonçalves em parceira com a Secretaria de Educação, onde uma comunidade indígena de Manguerinha, interior de Palmas/PR, esteve passando a sua cultura para todos os alunos do município de General Carneiro.
O evento aconteceu durante os turnos da manhã e tarde no Ginásio Municipal Darci Rogério de Oliveira (Pingão), onde todas as escolas Municipais e Estaduais do município participaram inclusive a Educação Especial.
Durante a apresentação que durou cerca de 1 hora em cada período, o Cacique Alvino Viri com apoio do coordenador Claudemir Viri e dos índios Kaigangs de sua tribo passaram a sua forma de vida para os adolescentes através de apresentações teatrais, danças e músicas, além de contar sobre sua história.
O respeito pelo cuidado com a natureza, preservação da mata nativa e dos animais, a preservação para manter viva as tradições de seu povo, demonstrando a sua cultura conquistou a admiração de todos que assistiram, e com certeza levaram consigo um pouco mais da cultura dos primeiros moradores dessa terra.
Após as apresentações, Alvino Viri, Cacique da tribo conversou com a imprensa, onde mostrou alegria por estar se apresentando em General Carneiro e a boa recepção que recebera. “Para nós e um orgulho, uma satisfação enorme poder estar aqui, pois sinto isso no meu coração como a sociedade não indígena demonstra o respeito e carinho por nós”, declara o cacique, que espera voltar futuramente para General Carneiro, “agradecemos a equipe que nos oportunizou estar aqui, a gente espera voltar mais vezes, esperamos também enriquecer mais ainda nossas apresentações com comidas típicas, artesanato, erva medicinais e até mesmo outras danças que a gente já vem ensaiando”, conclui.