Informe Epidemiológico mostra que casos de dengue e chikungunya vêm aumentando em Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Informe Epidemiológico mostra que casos de dengue e chikungunya vêm aumentando em Santa Catarina


11 de abril de 2025

Foto: Ilustrativa/Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), divulgou o mais recente Informe Epidemiológico, com dados até 7 de abril. Nas últimas semanas, o número de casos de dengue e chikungunya vem aumentando no estado. Por isso, segue o alerta já que nos próximos meses, quando começar a chover, se configura um cenário perfeito para a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Além disso, até a data foram confirmadas quatro mortes por dengue e quatro por chikungunya em Santa Catarina.

O primeiro óbito, registrado no município de Descanso, foi de um adolescente de 17 anos, no dia 26 de janeiro. O segundo ocorreu com uma idosa de 71 anos, em Itapoá, no litoral Norte do estado, no dia 25 de fevereiro. O terceiro foi em São Miguel do Oeste, com uma idosa de 90 anos, em 1º de abril. E a última morte aconteceu em Itajaí com uma mulher de 76 anos, no dia 2 de abril. Sete óbitos estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

Foram identificados 29.085 focos do mosquito Aedes aegypti, em 249 municípios. Do total de 295 municípios, 178 foram considerados infestados pelo vetor. Também foram notificados 43.966 casos de dengue, sendo que 12.796 são considerados casos prováveis.

Casos de chikungunya

O informe também aponta que ocorreram 1.114 notificações de chikungunya em Santa Catarina, sendo 576 considerados casos prováveis e 426 confirmados. Na comparação com o mesmo período do ano 2024, quando foram registrados 62 casos prováveis, observa-se um aumento de 829%. 

Foram confirmados quatro óbitos pela doença esse ano. O primeiro foi registrado em Florianópolis, em idoso de 83 anos, no dia 1º de janeiro. As outras três mortes ocorreram em Xanxerê em mulheres: de 85 anos, no dia 17 de março; de 80 anos, no dia 3 de abril; e de 76 anos, no dia 4 de abril de 2025. Um óbito permanece em investigação.

O informe, publicado a cada 15 dias, traz um panorama detalhado das arboviroses (dengue, chikungunya e Zika) no estado. 

Acesse o boletim completo AQUI!

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Cruz Machado terá audiência pública para assinatura de convênio de pavimentação com Inácio Martins

O município de Cruz Machado recebe, nesta quinta-feira (4), uma audiência pública que marca um importante avanço para a infraestrutura regional. O encontro, convocado pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Hussein Bakri, terá como pauta a assinatura da ata de formalização do convênio para a pavimentação asfáltica entre Cruz Machado […]

Alesc realiza primeira edição do Prêmio Asas da Inclusão

Imagem de reprodução ALESC A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove nesta quarta-feira (3) a primeira edição do Prêmio Asas da Inclusão, uma homenagem dedicada a marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e reconhecer iniciativas que contribuem para a acessibilidade e a defesa dos direitos desse público no estado. A cerimônia ocorrerá às […]

Aulão Solidário de Natal, na quadra do Colégio Astolpho Macedo de Souza

–  Professores de dança do Vale do Iguaçu se unem para realizar um Aulão Solidário de Natal, o evento será realizado hoje, na quadra do Colégio Astolpho Macedo de Souza, no bairro São Basílio Magno, a partir das 19h, em União da Vitória. A ação, organizada pela professora Taina Utzig em parceria com outros instrutores […]