
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 seguem abertas até hoje, dia 23, e oferecem 274,8 mil vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. Nesta edição, podem participar candidatos que tenham feito pelo menos uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 ou 2025 — desde que já tenham concluído o ensino médio e não tenham zerado a redação.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esta é a maior oferta de vagas da história do programa, distribuídas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas. O candidato pode se inscrever gratuitamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, escolhendo até duas opções de curso e informando a ordem de preferência. No momento da inscrição, também é obrigatório preencher o cadastro socioeconômico e indicar, se for o caso, a opção por modalidades de reserva de vagas previstas na Lei de Cotas e em ações afirmativas.
A seleção será feita com base na melhor média ponderada obtida pelo candidato nas edições do Enem entre 2023 e 2025, conforme o curso escolhido. O resultado da chamada regular está previsto para o dia 29 de janeiro. Entre os destaques do Sisu 2026 estão a ampliação de cursos nas áreas de tecnologia, inteligência artificial e licenciaturas, além do aumento das vagas reservadas, que representam mais de 54% do total ofertado.



