Inscrito no Bolsa Família pode contestar auxílio emergencial negado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Inscrito no Bolsa Família pode contestar auxílio emergencial negado


21 de dezembro de 2020

Os beneficiários do Bolsa Família que tiveram o auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães solteiras) cancelado, bloqueado ou negado podem, a partir de hoje (20), requererem o benefício. Até 29 de dezembro, a revisão do benefício deve ser pedida no site da Dataprev, estatal que processa os requerimentos do auxílio emergencial.

Acesso internet celular

O processo será inteiramente virtual, dispensando a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a um posto de atendimento do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Segundo o Ministério da Cidadania, a pasta promove mensalmente um pente-fino entre os beneficiários do auxílio emergencial para verificar se eles atendem a todos os requisitos definidos pela lei que criou o benefício. Quem não se enquadra em um dos critérios é excluído da lista de beneficiários, mesmo tendo recebido alguma parcela.

De acordo com a pasta, a verificação é necessária para garantir que o público-alvo do auxílio emergencial seja atendido e impedir que pessoas que não precisam do benefício recebam a ajuda. Entre as principais situações verificadas estão morte, descoberta de irregularidades ou obtenção de emprego formal durante a concessão do auxílio.

Contestações

Hoje acaba o prazo de revisão por quem teve o auxílio cancelado por indícios de irregularidade verificados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ou pela Controladoria-Geral da União (CGU). O prazo para apresentar o requerimento à Dataprev começou no dia 11.

O Ministério da Cidadania também abriu prazo para a contestação de quem teve a extensão do auxílio emergencial indeferido por não atender aos novos critérios de concessão. Os pedidos podem ser feitos desde a última quinta-feira (17) até o dia 26. Ao prorrogar o auxílio emergencial por três meses com metade do valor do benefício, o governo endureceu alguns critérios, como a utilização de dados fiscais de 2019, em vez de 2018.

Na sexta-feira (18), acabou o prazo de contestação para os trabalhadores informais e inscritos no CadÚnico que tiveram o auxílio emergencial extensão bloqueado, cancelado ou indeferido. Para essa categoria de beneficiários, o prazo tinha começado no último dia 9.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Atleta de Smateuense conquista título europeu de Jiu-Jitsu

– Diretamente de Lisboa, em Portugal, a atleta são-mateuense Lauriane Stavacz celebrou uma conquista histórica no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu IBJJF 2026, um dos mais importantes eventos do circuito mundial da modalidade. Representando o Brasil e sua equipe, ela sagrou-se campeã na categoria faixa marrom, adulto, meio-pesado, e ainda garantiu o vice-campeonato no absoluto, categoria […]

Câmara aprova mas Executivo veta emendas da Previdência de Porto União

O impasse sobre a adequação do Plano de Previdência dos servidores municipais de Porto União continua. Na segunda sessão extraordinária do ano, realizada na manhã de ontem,  novamente os vereadores se reuniram para votar as emendas modificativas, baseadas nas propostas apresentadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Os servidores solicitam mais transparência nas prestações de […]

Sesa reforça a importância de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

Com a proximidade do início das aulas, previsto para fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) reforça a importância de pais e responsáveis verificarem e atualizarem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A orientação ocorre a menos de 15 dias do retorno escolar e tem como objetivo proteger os estudantes […]