Bachir Abbas, atual vice-prefeito e prefeito eleito de União da Vitória foi o convidado do programa Jogo Aberto do sábado, 12 de dezembro, da Rádio Colmeia. Entre ao assuntos do abordados no programa, que você pode ouvir na íntegra ao final da matéria, ele falou sobre as propostas da administração do novo mandato a partir do ano que vem, vacina da Covid-19, transição do governo municipal e respondeu perguntas dos ouvintes.
Abbas primeiramente agradeceu a população que depositou seu voto de confiança nele e em seu vice, Jairo Clivatti, e elogiou a todos os candidatos que colocaram seu nome a disposição nas eleições. “A vida política é dessa maneira, muitas vezes você ganha, muitas vezes você perde, é o jogo democrático”, disse.
Falou sobre os futuros projetos nas áreas da saúde, educação, turismo e principalmente na área da geração de empregos. “Não existe fórmula mágica, a fórmula é gerar emprego e renda”, colocou Abbas. Já há alguns projetos sendo desenvolvidos para algumas regiões específicas da cidade. Citou o “União na Palma da Mão” que está sendo desenvolvido para ser colocado em prática nos primeiros meses de mandato.
O “União na Palma da Mão” será um aplicativo que a população da cidade poderá viabilizar vários serviços públicos municipais. Agendamentos de consulta, verificação de alvarás, denúncias, reclamações de buracos nas ruas e solicitação de melhorias nos bairros são alguns dos serviços disponibilizados pelo aplicativo.
De acordo com Bachir, pelo aplicativo o munícipe também poderá acompanhar como o dinheiro público está sendo gasto, investimentos e fiscalização de onde o dinheiro dos impostos está sendo aplicado. Em relação as reclamações, o secretário da pasta responsável terá o prazo de 48 horas para responder ao munícipe sobre o problema relatado. “É uma das grandes conquistas que a gente vai ter é esse aplicativo”, afirmou, “acredito que até o mês de março já esteja funcionando”.
O vice-prefeito apontou a situação nacional da pandemia e a relação da compra das vacinas. Comentou como a atuação dos governos federais e estaduais, sobre a questão da escolha das vacinas, tem impacto significativo para a população.
Na sequência Abbas respondeu algumas perguntas dos ouvintes, entre elas como ficará o acesso ao bairro Cidade Jardim de quem vai da ponte Domício Scaramela sentido São Cristóvão e se haverá melhorias na rua que ainda é estrada de chão. Bachir respondeu que é necessário esperar inaugurar a nova ponte José Richa para a realização de adequações no entorno. “Tão logo a obra seja entregue, 100% ao município de União da Vitória, essas adequações, os trabalhos que precisam ser feitos, tanto na ciclovia quanto nos acessos será feito”, afirmou.
Em relação a segurança da nova ponte José Richa, Bachir disse que além do trabalho com câmeras de monitoramento e Polícia Militar, foi pedido que uma vigilância armada fique no período das 18h30 às 06 horas na região, visando a segurança das pessoas que precisam passar por esse trecho. “Já conversamos com o prefeito Santin para fazer uma licitação de uma empresa qualificada, capacitada”, colocou.
Ao final do programa Abbas respondeu mais algumas perguntas sobre a coleta de lixo e o abandono de animais nos bairros. Bachir agradeceu a participação no programa e também comentou que após a pandemia será feio o “prefeito com o povo” em contato com a população.
Ouça o programa na íntegra: