Jorginho Mello (PL) termina o ano com 71% de aprovação dos catarinenses, mostra pesquisa » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Jorginho Mello (PL) termina o ano com 71% de aprovação dos catarinenses, mostra pesquisa


28 de dezembro de 2023

Eduardo Valente/Secom

Pesquisa contratada pelo Grupo ND junto ao Instituto Mapa revelou o desempenho e popularidade do governador de Santa Catarina

Após o primeiro ano de gestão, o governo Jorginho Mello (PL) registra 71% de aprovação dos catarinenses, conforme pesquisa do Instituto Mapa, encomendada pelo grupo ND. O nível de desaprovação foi de 18%.

A gestão de Jorginho Mello foi classificada como ótima ou boa, principalmente pela maioria do sexo masculino (58,7%) e na faixa etária entre 45 a 59 anos (59,7%). Pessoas com nível de escolaridade do ensino fundamental (59,9%) foram as que mais bem avaliaram o governador.

No índice geral de desempenho, a administração estadual levou uma nota 7 de média.

O governo estadual foi bem avaliado, com 55% de entrevistados classificando-o como bom ou ótimo, contra apenas 10% de ruim ou péssimo e 34% de regular.

AVALIAÇÃO POR ÁREA

Entre as áreas melhor avaliadas apareceu projetos de apoio aos setores de turismo, cultura e esporte com 53,7% de desempenho e nota média de 7,5.

Seguidos de desenvolvimento econômico, trabalho e renda, que atingiu 51,6% (nota 7,3) e, logo depois, as áreas de ciência, tecnologia e inovação; junto com educação, empatados com 45,7%.

Os desempenhos mais baixos, segundo a pesquisa, foram nas áreas de obras estruturais para transporte e mobilidade, com 35,5%, seguido de moradia e habitação popular; e gestão financeira do Estado, ambas com 38,6%.

Prioridade nesse primeiro ano de gestão, a saúde recebeu 7 como nota média dos entrevistados e 45,2% de aprovação, com 40% como regular e 9,9% como ruim ou péssima.

MELHOR APROVAÇÃO NO OESTE

Jorginho Mello nasceu em Ibicaré e iniciou a carreira política em Herval d’Oeste, ambos municípios do Oeste catarinense. É também esta a região que melhor avalia o governo do Estado, com 77,5%. Já a maior taxa de desaprovação do governo vem da Grande Florianópolis, com 21,4%.

O índice de aprovação do governador Jorginho Mello também é alto no Oeste, com os mesmos 77,5% (perde apenas para a região Norte, que tem 78,1% de aprovação). A pior avaliação de Jorginho vem do Sul do Estado, onde 10,9% dos entrevistados apontaram o desempenho como ruim ou péssimo.

POPULARIDADE DO GOVERNADOR JORGINHO MELLO

A pesquisa também avaliou o desempenho do governador e percebe-se um grau discretamente maior em comparação com avaliação referente ao governo como um todo.

Para 58% dos entrevistados, Jorginho Mello é considerado como bom ou ótimo governador. Enquanto o conceito negativo é de apenas 8%.

Segundo a pesquisa, 66% dos entrevistados confiam no governador contra 23% que não confiam. Além disso, 57% concordaram que Jorginho Mello está fazendo tudo que pode ou mais do que pode fazer. Já 36% acreditam que o governador está fazendo pouco ou nada.

O levantamento apresentou que o nível de aprovação no governador manifestado pelos entrevistados alcança o patamar de 74%.

PERCEPÇÃO 

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, o Zeno, os dados levantados evidenciam uma percepção majoritariamente positiva da população catarinense, em relação ao desempenho do governo estadual.

Como também do governador Jorginho Mello em todas as áreas pesquisadas e no conjunto administrativo e financeiro da gestão pública no seu primeiro ano de atuação.

Zeno observa que essa encomenda da pesquisa pelo ND é um marco. “É muito especial, porque ela passa a ser uma série histórica. Uma referência do quadro evolutivo de avaliação do desempenho do governo e da popularidade do governador”, disse.

“São dois pontos focais importantíssimos. Até mesmo um ato de transparência pública. Porque está se mostrando qual é a percepção da população quando avalia o governo e o governador”, afirmou.

A PESQUISA

Foram feitas 1.008 entrevistas em todo o Estado. O desempenho do governo foi medido em 11 áreas específicas da gestão pública, entre elas saúde, educação, gestão financeira e assistência social.

Na pesquisa do Instituto Mapa, os entrevistados responderam questões como: no seu dia a dia, que nota daria para a atuação e desempenho do governo do Estado; a avaliação do desempenho do atual governo estadual; se aprova ou desaprova a atuação da gestão estadual; e a maneira de governar de Jorginho Mello; além do nível de confiança no governador.

**ND+

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]