Jorginho Mello, sancionou lei que põe fim às cotas raciais em universidades estaduais » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Jorginho Mello, sancionou lei que põe fim às cotas raciais em universidades estaduais


Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina. (Foto: Roberto Zacarias/Governo de Santa Catarina)

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou nesta quinta-feira (22) a lei que põe fim às cotas raciais e a outras ações afirmativas nas universidades estaduais e em instituições que recebem recursos públicos do Estado. A nova legislação estabelece que o acesso ao ensino superior deverá seguir critérios exclusivamente sociais e de mérito.

De acordo com o texto sancionado, as instituições que descumprirem a norma estarão sujeitas a multa de R$ 100 mil por edital publicado em desacordo com a lei, além do risco de perderem repasses de verbas públicas estaduais.

A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) no dia 10 de janeiro, com sete votos contrários. O projeto é de autoria do deputado estadual Alex Brasil (PL), que defendeu o fim das cotas raciais e a manutenção apenas de critérios sociais, como renda, origem em escola pública e condição de pessoa com deficiência (PCD).

Nas redes sociais, o parlamentar afirmou que a medida busca priorizar quem realmente necessita do benefício. “Cotas são para quem realmente precisa. São cotas sociais: se você tem baixa renda, estudou em escola pública ou é PCD. Com esta lei de minha autoria, em SC, não haverá mais espaço para o vitimismo e a divisão. O único critério é e sempre será o mérito”, declarou.

Alex Brasil também parabenizou o governador Jorginho Mello pela sanção da lei e afirmou que a iniciativa pode servir de referência para outros estados. “Que sirva de exemplo para todo o Brasil”, escreveu.

A sanção reacende o debate sobre políticas de inclusão no ensino superior e deve gerar repercussão entre entidades educacionais, movimentos sociais e a comunidade acadêmica nos próximos dias.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Atleta de Smateuense conquista título europeu de Jiu-Jitsu

– Diretamente de Lisboa, em Portugal, a atleta são-mateuense Lauriane Stavacz celebrou uma conquista histórica no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu IBJJF 2026, um dos mais importantes eventos do circuito mundial da modalidade. Representando o Brasil e sua equipe, ela sagrou-se campeã na categoria faixa marrom, adulto, meio-pesado, e ainda garantiu o vice-campeonato no absoluto, categoria […]

Câmara aprova mas Executivo veta emendas da Previdência de Porto União

O impasse sobre a adequação do Plano de Previdência dos servidores municipais de Porto União continua. Na segunda sessão extraordinária do ano, realizada na manhã de ontem,  novamente os vereadores se reuniram para votar as emendas modificativas, baseadas nas propostas apresentadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Os servidores solicitam mais transparência nas prestações de […]

Sesa reforça a importância de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

Com a proximidade do início das aulas, previsto para fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) reforça a importância de pais e responsáveis verificarem e atualizarem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A orientação ocorre a menos de 15 dias do retorno escolar e tem como objetivo proteger os estudantes […]