Juiz Carlos Mattioli participa de evento sobre garantia dos direitos da criança e adolescente » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Juiz Carlos Mattioli participa de evento sobre garantia dos direitos da criança e adolescente


15 de outubro de 2020

Imagem: Reprodução da transmissão do Facebook do CEJUSC

Um evento organizado pela pedagoga do Fórum de Rebouças, Erlindes Valigura, reuniu dois pensadores e executores de ações de atendimento ao próximo. Em comum, o posto de juízes, a coordenação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) e o interesse de compartilhar experiências, visando melhorar a vida do próximo. Resultado: pessoas que atuam com crianças e adolescentes com subsídios e conhecimento.

“Articulação para Adoção de Medidas Concretas na Garantia dos Direitos da Criança e Adolescentes” foi o tema, em parceria com o CEJUSC de União da Vitória, de palestras dos juízes: Laryssa Copack Muniz de Ponta Grossa e Carlos Mattioli de União da Vitória. O público, formado por servidores de organismos públicos relativos ao atendimento de crianças e adolescentes, desfrutou de informações fundamentais ao trabalho.

Laryssa frisou a importância do fortalecimento da rede de apoio. A juíza pontagrossense destacou o cuidado relativo ao ser humano. “A Era do Cuidado” parecer ter uma associação com a pandemia da Covid-19. Citado por ela, o caso de uso da máscara, como símbolo deste tempo, para proteger o outro. Por trabalhar nesta rede de proteção de apoio, estes anseios por cuidados ficam mais presentes, de acordo com a magistrada.

O cenário do próximo ano é incerto, sem se saber o real reflexo. A tendência é de que muitas demandas apareçam, no retorno ao convívio escolar. Uma das prerrogativas da justiça restaurativa é de ‘estarmos preparados para o pós-pandemia’. Entender as questões e ter respostas para estas situações será a práxis das Varas de Família e CEJUSC, no entendimento da magistrada ao compartilhar suas experiências.

Imagem: Reprodução da transmissão do Facebook do CEJUSC

Carlos Mattioli, que coordena o CEJUSC de União da Vitória, falou após a colega de magistratura. Para ele, a palestra ‘não foi para ensinar ninguém e sim para compartilhar experiências adquiridas no seu trabalho’, de gabinete aberto para a sociedade. Nos 34 projetos que estão sobre sua tutela, o juiz frisou a busca de ‘alternativas para soluções criativas’. Tudo se colocando ao lado, e estabelecendo parcerias, com órgãos públicos e sociais.

Para transformar a realidade à sua volta, numa atuação em rede frente ao trabalho com crianças e adolescentes, segundo o juiz é necessário postura diferenciada. Diante das dificuldades, o entendimento de Carlos Mattioli é de que tem de se ‘reformatar o trabalho’. Ele compartilhou suas experiências, de bater sola de sapato para estar (antes da pandemia) em meio ao povo, para se aproximar de suas realidades, saindo do gabinete no Fórum.

Tanto a Vara da Família quanto a Promotoria, atuam neste sentido de facilitar o acesso aos serviços da Justiça. Iniciado pelo combate à evasão escolar, os trabalhos foram se ampliando. Veio o CEJUSC, perfazendo atualmente os 34 projetos. Ao relatar as experiências, o juiz explanou sobre as tratativas e ajustes que vieram sendo trabalhados, tudo agindo em rede: Conselho Tutelar, Saúde, Educação e demais setores.

No campo do trabalho preventivo, exemplo da evasão escolar detectada nos primeiros meses de aula e ações para o retorno, com orientação prévia e advertência tanto dos riscos quanto da importância da educação. Esta iniciativa, bem como, as demais, se mantiveram e foram ampliadas durante a pandemia. Caso da Rede de Apoio CEJUSC/Coronavírus (RAC) que prestou mais 380 atendimentos psicológicos nos últimos sete meses.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]