Durante toda a semana de 13 a 17 de agosto, o salão nobre como salas do Colégio Estadual Túlio de França em União da Vitória, realizou a sua XIV Jornada Tuliana de Formação Docente. Durante esta semana alunos como a comunidade pode ter acesso a vários temas de formação para o ensino como para o dia a dia. Para encerrar está edição a direção do Colégio Estadual Túlio de França, convidou o Juiz da comarca de Joinville (SC), João Marcos Buch, que veio fazer uma explanação sobre os Direitos Humanos e o combate a Violência na atual sociedade.
Para dar abertura para o último dia de atividades foi feita uma apresentação de teatro dos alunos do curso de Formação Docente do terceiro ano, que retrataram a história de uma criança que só tinha em seu mundo a televisão e não vivia o mundo com amigos e o hábito da leitura. O teatro levou o nome “O menino sem imaginação”, que após ficar com o televisor quebrado foi incentivo pelos familiares a ir brincar e por fim conheceu a forma de viajar na imaginação com o hábito da leitura.
Depois do teatro a coordenação do curso de Formação Docente, fez o convite para o magistrado João Marcos Buch, falar do seu trabalho em prol do desenvolvimento da educação e do hábito da leitura dentro do sistema penitenciário na cidade de Joinville e como a leitura faz toda a diferença na vida do ser humano.
O Juiz João Marcos Buch, conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e destaca o seu trabalho em prol do desenvolvimento da educação e da leitura e finaliza afirmando que a atual sociedade só vai mudar com a constante atitude da leitura.
A professora e coordenadora do curso de Formação Docente Gláucia Meira, falou da XIV Jornada Tuliana e afirmou que a semana foi de sucesso e ao mesmo tempo de trazer a oportunidade de troca de ideias e de formar pessoas para as diversas áreas da nossa sociedade.
Finalizada a edição de 2018, a direção do Colégio Estadual Túlio de França, já trabalha no planejamento das atividades da Jornada Tuliana de 2019.