Justiça suspende greve dos professores da rede estadual » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Justiça suspende greve dos professores da rede estadual


3 de junho de 2024

Foto: Arquivo AEN

Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu a greve dos professores marcada para começar nesta segunda-feira (03). A decisão da desembargadora Dilmari Helena Kessler informa que o sindicato está impedido de realizar qualquer movimento grevista até que apresente um plano de manutenção das atividades educacionais, sob multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

A ação cível pedindo a suspensão do movimento foi ajuizada pela Procuradoria-Geral do Estado. “Essa decisão reflete a ilegalidade da greve e que o Estado do Paraná vai continuar entregando a melhor educação deste País”, afirma o procurador-geral do Estado, Luciano Borges.

Com a decisão da Justiça, segue valendo a orientação da Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) para que os pais enviem seus filhos normalmente para a escola na segunda-feira (03). 

Eventuais faltas de professores e funcionários da Educação terão desconto em folha de pagamento. Os diretores devem garantir o funcionamento das escolas e a entrada de estudantes, servidores e terceirizados.

PARCEIRO DA ESCOLA – O motivo alegado pela APP Sindicato para o movimento grevista é o programa Parceiro da Escola. Inspirado em modelos educacionais internacionais adotados em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Coreia do Sul, o programa prevê uma parceria para permitir que os gestores se dediquem apenas às atividades pedagógicas para promover um aprendizado ainda maior dos estudantes da rede. O projeto de lei que está em análise na Assembleia Legislativa também propõe um modelo democrático com consulta de pais, estudantes, professores e diretores antes da efetivação.

O programa não atinge escolas indígenas, aquelas em comunidades quilombolas e em ilhas ou as cívico-militares. Segundo as regras, o parceiro contratado deverá utilizar os Sistemas Estaduais de Registro Escolar, ficando a cargo da Secretaria de Estado da Educação a expedição de normativas para o uso. O parceiro contratado também poderá utilizar as plataformas digitais disponibilizadas pela Seed para aplicação de seu plano de trabalho.

Atualmente, o modelo está sendo implementado em duas escolas-piloto da rede estadual de ensino, no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). 

Uma pesquisa realizada com pais e responsáveis de alunos matriculados nas duas escolas participantes do projeto-piloto mostra que mais de 90% deles aprovam o programa. Os benefícios vão do aumento da frequência escolar à inexistência de aulas vagas.

Confira a decisão judicial AQUI.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Cresol Horizonte realiza assembleia geral.

Ontem, terça-feira (15), a Cresol Horizonte realizou sua Assembleia Geral, reunindo associados, conselheiros, diretoria executiva, delegados e delegadas, equipe técnica e lideranças da cooperativa.  

27º Batalhão da Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva ao Patrono Tiradentes.

Nesta manha o 27º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, realizou homenagem ao seu patrono, Alferes Joaquim José Da Silva Xavier, o Tiradentes. A solenidade foi realizada nas dependências do Batalhão onde reuniu autoridades civis e militares, além de contar com o cerimonial realizado pelos Alunos do 7º Colégio Militar do Paraná.

Identificado casal vítima de acidente na BR 280

O acidente ocorreu nesta noite de segunda feira (14), por volta das 19:40, entre um caminhão com placas de Arabutã e um Gol com placas de Canoinhas. O motorista do Gol, identificado como Iracir Mattos de 66 anos, infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A passageira, sua esposa Ana Maria Lima de Mattos, 69 foi […]