O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, se reuniu na manhã de quinta-feira, 05 de novembro, com as mulheres que estão à frente das atividades da Associação Autismo sem Barreiras de União da Vitória, e na oportunidade puderam fazer um breve relato das ações já realizadas e solicitaram o apoio do poder público para as novas etapas na caminhada da Associação.
A reunião ocorreu às 10h, no gabinete do prefeito com a presença do secretário Municipal de Saúde, Ary Carneiro Junior, como também da equipe do Setor Jurídico da administração e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Durante a reunião, a equipe da Associação Autismo sem Barreiras, reafirmou o seu agradecimento a gestão municipal pelo apoio em todos os pedidos e também confirmaram que em breve vão receber a visita da deputada Federal Leandre Dal Ponte do Partido Verde (PV), que vai destinar mais de R$ 100 mil reais para a Associação Autismo sem Barreiras.
O prefeito Santin Roveda enfatizou o valioso trabalho que a Associação vem fazendo em prol de garantir os direitos e a conquista de se manter a Associação Autismo sem Barreiras. “O autismo em União da Vitória, não tinha um reconhecimento e aqui ocorreu uma união das famílias, e nossa sociedade tem que entender e respeitar as pessoas com autismo e garantir o seu direito como na fila dos Postos de Saúde. Nós criamos uma marca em União da Vitória, e trabalhando ao lado das mães que são muito dedicadas estamos fazendo o melhor para que as pessoas com autismo tenham o acompanhamento constante. E quero parabenizar as mães que uniram forças e criaram a Associação Autismo sem Barreiras, que vieram para falar das ações já feitas e o caminho a ser seguido”, afirmou o prefeito.
A primeira cidade do Brasil, a colocar em vigor uma lei em favor das pessoas com Autismo foi União da Vitória como também o primeiro município brasileiro a fazer a carteirinha de identificação para a pessoa autismo. União da Vitória, fez a lei municipal, mas em seguida deve seguir a Lei Nacional, idealizada pela Primeira dama Michelle Bolsonaro com o mesmo tema.