Maior programa de qualificação profissional de Santa Catarina é oferecido pela Cinemateca do estado » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Maior programa de qualificação profissional de Santa Catarina é oferecido pela Cinemateca do estado


25 de outubro de 2022

Complementar a educação do setor audiovisual já ofertada pelas instituições de ensino, de forma gratuita, e possibilitar que experts da área possam compartilhar seus conhecimentos, sendo remunerados por este trabalho. Este é o objetivo do Programa Qualifica SC Cine, uma iniciativa da Cinemateca Catarinense que irá movimentar o setor audiovisual em todas as regiões do estado nos próximos meses. 

A partir de pesquisas que estão sendo feitas com a população de Santa Catarina, o programa está realizando um levantamento de quem gostaria de participar como aluno e professor, e sobre quais assuntos gostaria de estudar. A partir deste diagnóstico será feita a oferta de cursos em diferentes níveis para a população, desde iniciante que não precisará ter um conhecimento prévio para assistir às aulas, até avançado com cursos de especialização para quem já trabalha na área. 

Este é o maior programa de qualificação profissional em audiovisual de que se tem registro em Santa Catarina. A iniciativa prevê a realização de mais de 20 oficinas remotas e híbridas (tanto presencial quanto remoto) com 20 horas cada, com uma oferta de 499 vagas gratuitas para participantes em todas as regiões do estado. De acordo com Marilha Naccari, presidente da Cinemateca Catarinense, o Qualifica SC Cine representa uma grande conquista para o audiovisual no estado. “Conseguimos viabilizar ações efetivas para cumprir os objetivos que sempre nortearam a Cinemateca”, observa.  

As mais diversas áreas do setor poderão ser abordadas nos cursos de curta duração, entre elas: fotografia, edição, captação e montagem. “Para oferecer os cursos, estamos convidando que os interessados nos digam o que mais querem apreender para, assim, termos cursos que realmente interessem para a profissionalização do setor”, explica Marilha. 

As oficinas serão transmitidas ao vivo com interação entre quem está ensinando e quem está aprendendo. As aulas não ficarão gravadas para ver mais tarde, então será preciso seguir o cronograma dos encontros. 

Para participar, é necessário se cadastrar no formulário que está no site https://cinematecacatarinense.org.br/#inscricao. Quem tiver interesse em ensinar, precisa enviar o plano de ensino de sua oficina de 20 horas, e participar do processo de seleção para ser um dos contratados para ministrar os workshops desta ou de futuras edições do Qualifica SC Cine. 

Sobre o Qualifica SC Cine

O programa Qualifica SC Cine é uma iniciativa da Associação Cultural Cinemateca Catarinense, em convênio com a Fundação Catarinense de Cultura – FCC e o Estado de Santa Catarina, que oferece cursos gratuitos de capacitação e especialização em diversas áreas do setor audiovisual para todas as regiões de Santa Catarina em 2022.

Sobre a Cinemateca Catarinense

Fundada em 1986, a Associação Cultural Cinemateca Catarinense – ABD/SC se dedica ao fortalecimento da produção, difusão e preservação do cinema e do audiovisual em Santa Catarina.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


STF aprova a “revisão da vida toda” pelo INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou na tarde desta quinta-feira (1º) a análise da “revisão da vida toda” do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Onze ministros apresentaram seus votos, com placar de 6 a favor e 5 contra. Votaram a favor os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Marco […]

“Canoinhas não é terra de ladrão”, diz Juliana Maciel ao tomar posse como 1ª prefeita

Pela primeira vez na história, Canoinhas será comandada por uma mulher. Juliana Maciel Hoppe (PSDB) tomou posse na manhã desta quinta-feira, dia 1º, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. “A minha postura enquanto política sempre foi de levar ao povo o melhor que tem dentro de mim, guiada sempre pelos passos de Deus, […]

Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta sexta-feira, 02. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]