Teve início nesta segunda-feira, 2, a restauração/reforma do Mapa do Brasil da Praça Coronel Amazonas. O mapa que foi construído na década de 50 estava “enterrado” e foi redescoberto durante as revitalização da praça no ano de 2018.
A restauração está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo e pela Secretaria da Cultura e tem o principal objetivo de fazer o resgate histórico do Mapa que fez parte da vida de muitas gerações. “O Mapa do Brasil da Praça fez parte da vida de muitos moradores de União da Vitória, esse restauro vem pra contar mais uma história do nosso município” afirmou o prefeito Bachir Abbas.
O Mapa do Brasil foi construído em cimento na década de 50, quando a Praça recebeu um novo paisagismo. Em 2000 ele foi soterrado em uma reforma que reconfigurou a praça e redescoberto durante a revitalização da praça que foi inaugurada em 2020.
O restauro será feito pelo artista plástico Carlos Alberto Kussik que realizou diversos estudos para manter as características do Mapa da época da sua construção.