Maria Fumaça retorna para a prefeitura de União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Maria Fumaça retorna para a prefeitura de União da Vitória


7 de junho de 2013

 

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

 

Os integrantes da Quinta Vara Civil do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por unanimidade de votos, negaram provimento ao apelo da Associação Amigos do Trem (AAT), em relação a rescisão de convênio com a prefeitura de União da Vitória, pela exploração turística da locomotiva 310, conhecida como Maria Fumaça. A decisão foi publicada na quarta-feira, 5.

Para a Quinta Vara Civil, a AAT deixou de cumprir com a obrigação assumida, a manutenção, recuperação e operacionalização da máquina.

De acordo com a justiça, a rescisão do convênio número 86/2005, firmado entre as partes, está prevista e fundamentada na cláusula quinta do convênio e a notificação se pautou, também, nas condições em que a locomotiva se encontrava.

Ainda segundo a Justiça, houve afronta a primeira cláusula do convênio, a qual previa que a cessão se dava para a manutenção, recuperação e operação da locomotiva, e afirma que, a decisão não é nula, uma vez que se baseou na não operacionalização da máquina.

Para a Justiça, a notificação respeitou o prazo de 30 dias e foi pautada pela Lei 3280/2005, sendo que o convênio poderia ser rescindido a qualquer momento.

A decisão também é baseada nos depoimentos das testemunhas, “que comprovaram que a Locomotiva 310 poderia operar, o que não estava ocorrendo, e que não estava existindo a devida manutenção”.

A locomotiva encontra-se parada desde 2011.

Caso a Associação amigos do Trem não recorra ao Supremo Tribunal de Justiça, em Brasília, a Maria Fumaça será devolvida para a Prefeitura.

 

Maria Fumaça

 

A locomotiva foi construída em 1913 nos Estados Unidos, batizada com o número 310, a locomotiva que pertenceu a R.F.F.S.A, ficou instalada na praça Visconde de Nácar, em União da Vitória – PR durante 28 anos. No ano de 2005, por iniciativa dos ferroviários, a locomotiva foi retirada da praça para reforma e realizar passeios turísticos.

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Taxa de inadimplência cai em Santa Catarina e segue entre as menores do Brasil

A taxa de inadimplência caiu em Santa Catarina ao longo do ano passado, consolidando o bom momento da economia catarinense. O percentual, que era de 2,45% no final de 2023, recuou para 2,25% em dezembro de 2024 e colocou Santa Catarina com a segunda menor taxa de inadimplência do país. A taxa catarinense só fica […]

Saúde oferece curso gratuito sobre protocolo catarinense de acolhimento com classificação de risco

Abertas as inscrições para a 31ª turma dos cursos “Capacitação do Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco – MULTIPLICADOR” e “Capacitação do Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco – CLASSIFICADOR”. Os cursos são destinados aos enfermeiros e médicos das Emergências e UPAs. As capacitações são gratuitas e na modalidade EaD autoinstrucional, podendo ser acessados a qualquer hora e lugar.  O […]

Nota Paraná sorteia R$ 1 milhão nesta quinta-feira com número recorde de participantes

O cobiçado prêmio de R$ 1 milhão sorteado pelo Nota Paraná nesta quinta-feira (06) será mais do que disputado. Serão 3.217.936 pessoas concorrendo ao valor. Esse é o maior número de participantes já registrado pelo programa, que completa 10 anos em 2025.  O recorde anterior havia sido registrado no último mês de dezembro, quando 3,1 […]