Rádio Colmeia

Mate Talks debate o futuro da Erva-Mate no mercado

fevereiro 14
12:55 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

Bituruna reuniu nesta quarta-feira 13 de fevereiro dezenas de pessoas envolvidas com a cadeia produtiva da Erva-Mate, como grandes produtores, empresários e gestores públicos. O evento “Mate Talks” lotou o anfiteatro Romilde Vanzin com participantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Alemanha e Paraguai. O foco do encontro foi debater sobre novas possibilidades para o homem do campo e para a indústria nos âmbitos da comercialização de produtos e de políticas públicas.

O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, destacou que ainda pode-se ir muito longe neste setor. “Temos reunidos aqui pessoas que juntas representam o maior PIB da Erva Mate no Brasil. Especialistas apontam que a Erva-Mate sombreada da nossa região é a melhor do mundo e com incentivo, pesquisa e avanços tecnológicos podemos conquistar novos mercados, mais consumidores e crescimento socioeconômico”, destaca. O presidente da Associação Biturunense da Erva Mate (Abem), Naldo Vaz, lançou o desafio de fazer com que Bituruna e todo o Paraná levem a Erva-Mate a outo nível. “Precisamos trabalhar melhor nossa matéria prima, sem menosprezar o chimarrão, mas sair do lugar comum, abrir melhor os olhos para as possibilidades”, explica o organizador do evento.

O debate sobre mercado e produtos foi mediado pelo o representante da Meta Mate Berlim, Fabrício do Canto, que trouxe da Alemanha refrigerantes, cervejas, energéticos, misturas em pó e exemplos de outras possibilidades para comercialização. Já no âmbito de políticas públicas, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, e o deputado Estadual Hussein Bakri receberam propostas para incentivo à cadeia produtiva. “A revisão da porcentagem recolhida do produtor rural em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pode ser revista e vamos trabalhar por isso”, adiantou Ortigara. Ao deputado foram solicitadas audiências públicas para ouvir a comunidade envolvida no setor e a articulação com outras pastas até mesmo para inserir a Erva-Mate na publicidade turística do estado.

Os dois temas ainda contaram com a participação do produtor cultural da Matte n’roll, André Zampier, do gerente Regional da Emater, Cleacir Dall Agnol, do pesquisador da Embrapa, Ives Goulart, do vice-presidente do Grupo Remasa, Gilson Geronasso, do consultor do Sebrae, Wilson Petisco e do diretor da WWF no Paraguai, Oscar Rodas. O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de entidades que aproveitaram no final da tarde um “Mate Break”, com alimentos preparados com erva mate, como pizza, esfirra, pães, patê, bolo, brigadeiro, sucos e chás.

Entrevista:

O prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho, destacou de como foi o evento e da presença de várias pessoas para fortalecer este mercado na região Sul do Paraná.

 

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) unidade de União da Vitória foi representada por Cleacir Dallanol, falou para os convidados da importância da fomento da Erva-Mate na região como para o mercado dentro do Brasil e no exterior.

 

 

O secretário Estadual da Agricultura do Paraná Norberto Ortigara, enfatizou que é possível ter ganhos com a produção da Erva-Mate e que o Estado do Paraná, vem ganhando espaço e mercado com o “Ouro Verde”, como é chamado a Erva-Mate.

 

 

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Últimos Cometários

Compreende-se a dificuldade, mas deve-se ter planos para situações futuras semelhantes. Após uma semana sem...

O mesmo aconteceu comigo, em pleno dia de semana as 14h, quando eu voltava da...

Parabéns prefeito! Medidas acertadas, vamos salvar vidas....

Colméia no Facebook