Mate Talks debate o futuro da Erva-Mate no mercado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Mate Talks debate o futuro da Erva-Mate no mercado


14 de fevereiro de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

Bituruna reuniu nesta quarta-feira 13 de fevereiro dezenas de pessoas envolvidas com a cadeia produtiva da Erva-Mate, como grandes produtores, empresários e gestores públicos. O evento “Mate Talks” lotou o anfiteatro Romilde Vanzin com participantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Alemanha e Paraguai. O foco do encontro foi debater sobre novas possibilidades para o homem do campo e para a indústria nos âmbitos da comercialização de produtos e de políticas públicas.

O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, destacou que ainda pode-se ir muito longe neste setor. “Temos reunidos aqui pessoas que juntas representam o maior PIB da Erva Mate no Brasil. Especialistas apontam que a Erva-Mate sombreada da nossa região é a melhor do mundo e com incentivo, pesquisa e avanços tecnológicos podemos conquistar novos mercados, mais consumidores e crescimento socioeconômico”, destaca. O presidente da Associação Biturunense da Erva Mate (Abem), Naldo Vaz, lançou o desafio de fazer com que Bituruna e todo o Paraná levem a Erva-Mate a outo nível. “Precisamos trabalhar melhor nossa matéria prima, sem menosprezar o chimarrão, mas sair do lugar comum, abrir melhor os olhos para as possibilidades”, explica o organizador do evento.

O debate sobre mercado e produtos foi mediado pelo o representante da Meta Mate Berlim, Fabrício do Canto, que trouxe da Alemanha refrigerantes, cervejas, energéticos, misturas em pó e exemplos de outras possibilidades para comercialização. Já no âmbito de políticas públicas, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, e o deputado Estadual Hussein Bakri receberam propostas para incentivo à cadeia produtiva. “A revisão da porcentagem recolhida do produtor rural em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pode ser revista e vamos trabalhar por isso”, adiantou Ortigara. Ao deputado foram solicitadas audiências públicas para ouvir a comunidade envolvida no setor e a articulação com outras pastas até mesmo para inserir a Erva-Mate na publicidade turística do estado.

Os dois temas ainda contaram com a participação do produtor cultural da Matte n’roll, André Zampier, do gerente Regional da Emater, Cleacir Dall Agnol, do pesquisador da Embrapa, Ives Goulart, do vice-presidente do Grupo Remasa, Gilson Geronasso, do consultor do Sebrae, Wilson Petisco e do diretor da WWF no Paraguai, Oscar Rodas. O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de entidades que aproveitaram no final da tarde um “Mate Break”, com alimentos preparados com erva mate, como pizza, esfirra, pães, patê, bolo, brigadeiro, sucos e chás.

Entrevista:

O prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho, destacou de como foi o evento e da presença de várias pessoas para fortalecer este mercado na região Sul do Paraná.

 

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) unidade de União da Vitória foi representada por Cleacir Dallanol, falou para os convidados da importância da fomento da Erva-Mate na região como para o mercado dentro do Brasil e no exterior.

 

 

O secretário Estadual da Agricultura do Paraná Norberto Ortigara, enfatizou que é possível ter ganhos com a produção da Erva-Mate e que o Estado do Paraná, vem ganhando espaço e mercado com o “Ouro Verde”, como é chamado a Erva-Mate.

 

 

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]