Rádio Colmeia Mattioli compartilha experiências com Bituruna e foca importância do conhecimento » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Mattioli compartilha experiências com Bituruna e foca importância do conhecimento


19 de novembro de 2020

Divulgação

O Colégio Estadual Santa Bárbara teve, em uma de suas palestras direcionadas ao curso de Formação de Docentes, a participação do juiz Carlos Mattioli. O magistrado, na semana passada e em evento online, falou para os biturunenses sobre a importância do conhecimento por meio da própria experiência de vida e foco para atingir objetivos pessoais. Ativando a inteligência emocional e agindo com empatia, na busca do bem-estar.

Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e responsável pela Vara da Família da Comarca de União da Vitória, Mattioli palestrou sobre as temáticas inerentes ao dia a dia de cada pessoa. Situações impostas pela pandemia levam muitos ao receio frente à infecção e problemas elencados ao isolamento social. Permanecer estudando é fundamental, buscando ajuda quando de dificuldades pessoais ou familiares.

Ser ator central da própria história de vida, buscando se espelhar em pessoas que tem alcançado êxito, sem inveja, mas procurando compreender o que leva indivíduos em obter maior sucesso. Muitas vezes, as condições não são as mais favoráveis e disso o empenho para atingir os objetivos é necessário, conforme o juiz. Para atingir metas e objetivos dedicar-se aos estudos é fundamental, procurando estudar e mantendo o foco.

Divulgação

Para estudantes, a dica é de buscar sempre ser ‘o aluno destaque’ e quando não conseguir, nos acessos de inveja, que são próprios da natureza humana, analisar o porquê de outros serem melhores. Se espelhando para chegar ao nível destes. Além disso, ter uma postura positiva de vida. “Ao final do dia pense em três coisas boas que aconteceram e concentre o pensamento nelas. Certamente isso vai lhe trazer um bem-estar”, afirma.

O magistrado falou sobre formas de superar traumas da pandemia e bem-estar pessoal. O Coronavírus e efeitos na saúde, e sociais, ainda são incertos. Somados de traumas relacionados ao isolamento social e maior permanência em casa. Sendo importante cuidar do espaço domiciliar, segundo ele. “Fazer do seu espaço confortável, agradável de forma a lhe proporcionar satisfação”, acrescenta.

Divulgação

Quando as dificuldades aumentam e falta força emocional para superar, Mattioli destaca o trabalho psicológico de apoio. Tendo a Rede de Apoio CEJUSC/Coronavírus (RAC), criando durante a pandemia para dar este suporte. “O objetivo é de atender todas as pessoas que nos procuram e buscar uma solução por este serviço ou dar o encaminhamento necessário”, acrescenta. Já são quase 500 pessoas atendidas em sete meses de atuação.

Outra dica de bem-estar, que reflete diretamente no melhor aproveitamento escolar, é de praticar a gratidão. Somado de ser solidário e saber ter empatia, se colocar no lugar do outro. Isso serve, por exemplo, quando alguém entende algo de forma diferente e sofre com isso. Especialmente para o círculo de convivência doméstica, escolar ou de trabalho. “Saúde mental é bem viver”, afirmou, especialmente diante de uma crise como a pandemia.

Não existe uma previsão de retorno à normalidade. As aulas seguem em regime não presencial e em plataformas virtuais. A imunização pode dar estas condições, contudo, segundo Mattioli já existe uma vacina que é a “mudança de comportamento”. Cabendo a cada estudante ou pessoa, segundo sua palestra, fazer coisas boas para o seu próximo. Empatia, solidariedade e gratidão como elemento para reger o bem-estar pessoal.

Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Covid-19: 16 novos casos e 15 recuperados em União da Vitória

União da Vitória obteve 16 novos casos positivos de Covid-19 neste sábado, 16. Também foram registrados mais 15 pacientes recuperados que receberam alta e podem voltar ao convívio social seguro. O boletim epidemiológico sofreu algumas alterações e agora recebe os números de coletas e resultados realizados por laboratórios particulares. O município tem 81 casos ativos […]

Três pessoas ficam feridas em acidente no viaduto de acesso a General Carneiro

Na madrugada desse sábado, 16, por volta das 05h10, um acidente foi registrado na BR 153, no viaduto de acesso a General Carneiro, deixando pelo menos três feridos de acordo com informações. O acidente envolveu um Fiat Linea Essence branco e um I Peugeot 206 Soleil preto, ambos com placas de General Carneiro. As vítimas […]

Meta do Paraná é vacinar 4 milhões de pessoas do grupo de risco até maio

O planejamento do Governo do Estado aponta para a vacinação contra a Covid-19 de aproximadamente 4 milhões de pessoas no Paraná até o fim de maio. Como o processo estadual vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal, a tendência é de que a aplicação das doses comece já na próxima […]