O Jornal Colmeia desta terça-feira, 19, contou com a presença do secretário de Saúde de União da Vitória, Diego Train, que esclareceu a informação de que estariam faltando alguns medicamentos na farmácia da rede municipal e o motivo dessa falta.
Train explicou que os medicamentos não estão faltando, mas sim estão em baixa no estoque da farmácia. São quatro medicamentos sendo a amoxilina, a dopamina, atropina e o soro fisiológico, que é o que mais preocupa.
Esses medicamentos estão sendo mais difíceis de comprar por conta da crise global atual de fornecimento de insumos. “Então é mais pela dificuldade de encontrar, de um modo geral”, colocou o secretário. Há um estoque menor e o município tem recursos suficientes para comprar esses medicamentos que podem ser substituídos em sua maioria por outros. “É possível substituir por outro, não é motivo para pânico, ainda há estoques”, enfatizou, “nossos farmacêuticos sempre estão prontos com planejamento para estar comprando e nos fornecendo ferramentas de compra”.
O secretário explicou também que muitas vezes na hora da licitação, as empresas não conseguem fornecer o medicamento pelo valor que pactuou, o que ocasiona a abertura de precedentes para compras diretas, não deixando a farmácia desabastecida.
Em sua fala Train também alertou a população sobre os baixos indicies de vacinação contra a Covid-19 e gripe Influenza, sendo que a região é uma das piores no índice do Paraná, visto que o baixo índice é de modo geral igual em todo o Estado.
Ele reforçou que o horário das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, nesse mês de julho, está tendo horário estendido para vacinação (Veja imagem abaixo).
Você pode acompanhar a entrevista completa com o secretário de saúde abaixo: