Medicamentos da farmácia municipal de União da Vitória estão em baixo estoque por dificuldade de compra » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Medicamentos da farmácia municipal de União da Vitória estão em baixo estoque por dificuldade de compra


19 de julho de 2022

Imagem: Ilustrativa/Divulgação

O Jornal Colmeia desta terça-feira, 19, contou com a presença do secretário de Saúde de União da Vitória, Diego Train, que esclareceu a informação de que estariam faltando alguns medicamentos na farmácia da rede municipal e o motivo dessa falta.

Train explicou que os medicamentos não estão faltando, mas sim estão em baixa no estoque da farmácia. São quatro medicamentos sendo a amoxilina, a dopamina, atropina e o soro fisiológico, que é o que mais preocupa.

Esses medicamentos estão sendo mais difíceis de comprar por conta da crise global atual de fornecimento de insumos. “Então é mais pela dificuldade de encontrar, de um modo geral”, colocou o secretário. Há um estoque menor e o município tem recursos suficientes para comprar esses medicamentos que podem ser substituídos em sua maioria por outros. “É possível substituir por outro, não é motivo para pânico, ainda há estoques”, enfatizou, “nossos farmacêuticos sempre estão prontos com planejamento para estar comprando e nos fornecendo ferramentas de compra”.

O secretário explicou também que muitas vezes na hora da licitação, as empresas não conseguem fornecer o medicamento pelo valor que pactuou, o que ocasiona a abertura de precedentes para compras diretas, não deixando a farmácia desabastecida.

Em sua fala Train também alertou a população sobre os baixos indicies de vacinação contra a Covid-19 e gripe Influenza, sendo que a região é uma das piores no índice do Paraná, visto que o baixo índice é de modo geral igual em todo o Estado.

Ele reforçou que o horário das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, nesse mês de julho, está tendo horário estendido para vacinação (Veja imagem abaixo).

Você pode acompanhar a entrevista completa com o secretário de saúde abaixo:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Equipe de hospital realiza campanha de arrecadação para recém-nascido abandonado em Porto União

Após o episódio de abandono do recém-nascido ocorrido nesse domingo, 7, a equipe do Hospital São Braz está arrecadando doações de roupinhas, fraldas e itens de higiene para ajudar o menino. Quem puder e quiser ajudar de alguma forma pode entregar as doações diretamente na recepção do Pronto Socorro na Rua Frei Rogério, nº 579, […]

Alimentos ultraprocessados podem contribuir para perda cognitiva

Dificuldade de lembrar datas, fazer cálculos ou realizar tarefas básicas do dia a dia. As habilidades cognitivas geralmente diminuem à medida que a idade avança. Mas pesquisa feita por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) mostra que a perda chega a ser 28% maior entre pessoas que consomem mais alimentos ultraprocessados. São alimentos que passaram […]

Colesterol alto é fator de risco para doenças cardiovasculares

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional RJ (SBD-RJ), Daniel Kendler, lembra, no Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, comemorado hoje (8), que o excesso dessa gordura no organismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. Cerca de 40% da população […]