Rádio Colmeia Médico usa identidade do irmão e atende ilegalmente em Cruz Machado » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Médico usa identidade do irmão e atende ilegalmente em Cruz Machado


4 de maio de 2021

Na manhã de quinta-feira, 22 de abril, o novo médico plantonista iniciou o seu atendimento no Hospital Municipal Santa Terezinha de Cruz Machado, no entanto, algumas atitudes fizeram com que a equipe técnica da instituição suspeitasse do profissional. Em uma pesquisa no Conselho Regional de Medicina, descobriu-se que o seu registro estava cassado, estando inapto a exercer sua função. Além disso, ele usava a identidade de seu irmão, também médico.

(Imagem: Arquivo/Reprodução Facebook)

Em entrevista para a Rádio Colmeia, o Prefeito Antonio Szaykowski relatou que ao perceber a movimentação, próximo ao meio dia, o médico fugiu do Hospital. A polícia militar foi acionada, e em buscas pela região, não encontram-no. O médico foi identificado como Paulo Marcelino Andreoli Gonçalves e pode responder pelos crimes de exercício ilegal da Medicina e falsidade ideológica.

“A Secretaria de Saúde, ao tomar conhecimento dos fatos, comunicou o setor competente para providências. No mesmo sentido, o Executivo Municipal, que de imediato contatou a empresa responsável pelo fornecimento dos serviços do médico plantonista, qual tomará as providencias cabíveis afim de esclarecer e se responsabilizar por toda a situação vivenciada”, esclareceu o prefeito.

No começo da semana passada, o responsável pela empresa, Cristiano Parra Vieira foi a Cruz Machado para uma reunião com a equipe da Administração. De acordo com o Assessor Jurídico da Prefeitura, João Cleverton Komar, a empresa está no prazo para resposta, manifestação e defesa sobre o assunto. “Vamos abrir um processo administrativo sim, porque é necessário para apurar as responsabilidades de cada um”, afirma Komar.

Quem é a empresa responsável?

A empresa Norte Sul Saúde, localizada em Ibaiti/PR, aproximadamente 422 km de Cruz Machado, foi a vencedora do processo licitatório, na modalidade Pregão Eletrônico, números 13/2021 e 14/2021, que tinham como objetivo a contratação de empresa para prestação de serviços de plantão médico 12 horas e plantão médico 24 horas, para atendimento no Hospital Municipal Santa Terezinha.

Os contratos 44/2021 e 45/2021 foram publicados no Diário Oficial dos Municípios, nos dia 16 e 20 de abril, respectivamente, e somam aproximadamente R$ 2 milhões de reais, para o período de um ano de prestação de serviço. Segundo o acordo firmado, a empresa é a responsável pelo fornecimento dos médicos, a qual apresentou uma listagem de nomes de profissionais que estavam disponíveis para atender em Cruz Machado.

Nesta lista não consta o nome de Paulo, mas sim de seu irmão Odilon Andrioli Gonçalves, que está com o CRM ativo e já havia prestado serviço para a Norte Sul em outros municípios. O Advogado da Empresa, Tiago de Freitas Siqueira, conta que quando divulgaram as vagas, o médico Odilon entrou em contato, por telefone, se colocando à disposição para trabalhar no município e foi encaminhado para lá.

Lista de Médicos apresentada na documentação do Processo de Licitação
(Fonte: http://pmcm.pr.gov.br/)

“A empresa também foi enganada por este Paulo, que se passou pelo seu irmão. Também fomos surpreendidos com a notícia. A empresa lamenta pelo ocorrido e vai tomar todas providências cabíveis necessárias para que este criminoso pague pelos crimes que cometeu contra empresa e contra município de Cruz Machado”, lastima Siqueira.

O Doutor “Faz Tudo”

Não é a primeira vez que o nome do Clínico Geral vem à tona nas mídias. Em janeiro de 2019 ele apareceu em uma reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo. O médico conhecido como “Doutor Faz Tudo” no município de Guaíra, no oeste do Paraná, onde trabalhou por três anos, foi acusado de ser o responsável por 33 procedimentos que tiveram complicações e pelo menos três mortes.

No município de Cruz Machado, iniciou os atendimentos no dia 19 de abril, e segundo relatos dos pacientes, o médico prestou um bom atendimento, demonstrando tranquilidade e conhecimento do que estava fazendo. No entanto, o que levantou suspeitas foi que ele atendia o telefone usando seu nome verdadeiro.

Mesmo possuindo formação e não realizando procedimentos avançados que pudessem ter causado danos aos cruz-machadenses, o médico não deveria estar exercendo sua função, pois tem seus dois registros, do estado do Paraná e de Mato Grosso do Sul, cassados pelo Conselho Federal de Medicina. “Mas isso não justifica ele ter usado os documentos de seu irmão para atender e nos prestar esse serviço”, comenta Siqueira.

Fonte: portal.cfm.org.br

No início da semana passada, o dono da empresa e o Advogado estiveram na 4ª SDP de União da Vitória prestando depoimento e fazendo os encaminhamentos necessários, já que um Boletim de Ocorrência foi feito pela Prefeitura em desfavor as atitudes ilegais do profissional.  De acordo com a Polícia Militar, Gonçalves, desde aquele dia, saiu do município e não foi mais encontrado. A empresa também não conseguiu contatá-lo.

Enquanto os tramites jurídicos e administrativos estão sendo tomados, a empresa continua prestando serviço, com outro médico plantonista ocupando a vaga em que estava o médico impostor. “Já foi alinhado a substituição, por um médico, inclusive, da região. Outros profissionais que também estão a disposição para prestar serviço serão encaminhados com toda a documentação necessária para a análise do município. E o interesse maior da empresa, é que esse sujeito seja incriminado, condenado e pague pelo transtorno que causou a todos”, afirma o Advogado da empresa.

Ouça o áudio da entrevista do Prefeito Antonio Luiz Szaykowski concedida ao Jornal Colmeia, na tarde de sexta-feira, 30.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto União participa de evento sobre sustentabilidade da Araucária e da Erva Mate

Na semana de 19 a 23 de julho aconteceu o Workshop online sobre a sustentabilidade da Araucária e as Erva Mate pelo SOBRADE (Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradada), na cidade de Xanxerê. O evento tinha como objetivo a discussão em torno da preservação das araucárias ao mesmo tempo em que se possam manejar […]

Intervalo maior de doses da vacina Pfizer aumenta níveis de anticorpos

Um intervalo maior entre as duas doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 proporciona um nível maior de anticorpos do que um intervalo mais curto, concluiu um estudo britânico, embora haja uma queda brusca nos níveis de anticorpos após a primeira dose. O estudo pode ajudar a traçar estratégias de vacinação contra a variante […]

Empresas têm até domingo para garantir parcela do Auxílio Emergencial PR ainda em julho

As empresas beneficiadas pelo auxílio emergencial oferecido pelo Governo do Paraná têm até este domingo (25) para pedir o resgate do valor e receber a primeira parcela do recurso ainda neste mês de julho. Caso façam a solicitação após esta data, o dinheiro será depositado na conta cadastrada até o último dia útil do mês […]