Médico usa identidade do irmão e atende ilegalmente em Cruz Machado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Médico usa identidade do irmão e atende ilegalmente em Cruz Machado


4 de maio de 2021

Na manhã de quinta-feira, 22 de abril, o novo médico plantonista iniciou o seu atendimento no Hospital Municipal Santa Terezinha de Cruz Machado, no entanto, algumas atitudes fizeram com que a equipe técnica da instituição suspeitasse do profissional. Em uma pesquisa no Conselho Regional de Medicina, descobriu-se que o seu registro estava cassado, estando inapto a exercer sua função. Além disso, ele usava a identidade de seu irmão, também médico.

(Imagem: Arquivo/Reprodução Facebook)

Em entrevista para a Rádio Colmeia, o Prefeito Antonio Szaykowski relatou que ao perceber a movimentação, próximo ao meio dia, o médico fugiu do Hospital. A polícia militar foi acionada, e em buscas pela região, não encontram-no. O médico foi identificado como Paulo Marcelino Andreoli Gonçalves e pode responder pelos crimes de exercício ilegal da Medicina e falsidade ideológica.

“A Secretaria de Saúde, ao tomar conhecimento dos fatos, comunicou o setor competente para providências. No mesmo sentido, o Executivo Municipal, que de imediato contatou a empresa responsável pelo fornecimento dos serviços do médico plantonista, qual tomará as providencias cabíveis afim de esclarecer e se responsabilizar por toda a situação vivenciada”, esclareceu o prefeito.

No começo da semana passada, o responsável pela empresa, Cristiano Parra Vieira foi a Cruz Machado para uma reunião com a equipe da Administração. De acordo com o Assessor Jurídico da Prefeitura, João Cleverton Komar, a empresa está no prazo para resposta, manifestação e defesa sobre o assunto. “Vamos abrir um processo administrativo sim, porque é necessário para apurar as responsabilidades de cada um”, afirma Komar.

Quem é a empresa responsável?

A empresa Norte Sul Saúde, localizada em Ibaiti/PR, aproximadamente 422 km de Cruz Machado, foi a vencedora do processo licitatório, na modalidade Pregão Eletrônico, números 13/2021 e 14/2021, que tinham como objetivo a contratação de empresa para prestação de serviços de plantão médico 12 horas e plantão médico 24 horas, para atendimento no Hospital Municipal Santa Terezinha.

Os contratos 44/2021 e 45/2021 foram publicados no Diário Oficial dos Municípios, nos dia 16 e 20 de abril, respectivamente, e somam aproximadamente R$ 2 milhões de reais, para o período de um ano de prestação de serviço. Segundo o acordo firmado, a empresa é a responsável pelo fornecimento dos médicos, a qual apresentou uma listagem de nomes de profissionais que estavam disponíveis para atender em Cruz Machado.

Nesta lista não consta o nome de Paulo, mas sim de seu irmão Odilon Andrioli Gonçalves, que está com o CRM ativo e já havia prestado serviço para a Norte Sul em outros municípios. O Advogado da Empresa, Tiago de Freitas Siqueira, conta que quando divulgaram as vagas, o médico Odilon entrou em contato, por telefone, se colocando à disposição para trabalhar no município e foi encaminhado para lá.

Lista de Médicos apresentada na documentação do Processo de Licitação
(Fonte: http://pmcm.pr.gov.br/)

“A empresa também foi enganada por este Paulo, que se passou pelo seu irmão. Também fomos surpreendidos com a notícia. A empresa lamenta pelo ocorrido e vai tomar todas providências cabíveis necessárias para que este criminoso pague pelos crimes que cometeu contra empresa e contra município de Cruz Machado”, lastima Siqueira.

O Doutor “Faz Tudo”

Não é a primeira vez que o nome do Clínico Geral vem à tona nas mídias. Em janeiro de 2019 ele apareceu em uma reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo. O médico conhecido como “Doutor Faz Tudo” no município de Guaíra, no oeste do Paraná, onde trabalhou por três anos, foi acusado de ser o responsável por 33 procedimentos que tiveram complicações e pelo menos três mortes.

No município de Cruz Machado, iniciou os atendimentos no dia 19 de abril, e segundo relatos dos pacientes, o médico prestou um bom atendimento, demonstrando tranquilidade e conhecimento do que estava fazendo. No entanto, o que levantou suspeitas foi que ele atendia o telefone usando seu nome verdadeiro.

Mesmo possuindo formação e não realizando procedimentos avançados que pudessem ter causado danos aos cruz-machadenses, o médico não deveria estar exercendo sua função, pois tem seus dois registros, do estado do Paraná e de Mato Grosso do Sul, cassados pelo Conselho Federal de Medicina. “Mas isso não justifica ele ter usado os documentos de seu irmão para atender e nos prestar esse serviço”, comenta Siqueira.

Fonte: portal.cfm.org.br

No início da semana passada, o dono da empresa e o Advogado estiveram na 4ª SDP de União da Vitória prestando depoimento e fazendo os encaminhamentos necessários, já que um Boletim de Ocorrência foi feito pela Prefeitura em desfavor as atitudes ilegais do profissional.  De acordo com a Polícia Militar, Gonçalves, desde aquele dia, saiu do município e não foi mais encontrado. A empresa também não conseguiu contatá-lo.

Enquanto os tramites jurídicos e administrativos estão sendo tomados, a empresa continua prestando serviço, com outro médico plantonista ocupando a vaga em que estava o médico impostor. “Já foi alinhado a substituição, por um médico, inclusive, da região. Outros profissionais que também estão a disposição para prestar serviço serão encaminhados com toda a documentação necessária para a análise do município. E o interesse maior da empresa, é que esse sujeito seja incriminado, condenado e pague pelo transtorno que causou a todos”, afirma o Advogado da empresa.

Ouça o áudio da entrevista do Prefeito Antonio Luiz Szaykowski concedida ao Jornal Colmeia, na tarde de sexta-feira, 30.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Cosud SC: encontro de SC termina com propostas nas áreas da Segurança, Meio Ambiente e Economia

A 12ª reunião do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste foi encerrada neste sábado, 23, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Os governadores dos sete estados envolvidos divulgaram a Carta de Florianópolis, documento oficial fruto dos três dias de trabalho e discussão nas câmaras temáticas do evento. O texto traz medidas a serem tomadas […]

Mulher natural de União da Vitória e marido são encontrados mortos em Itajaí

Um casal foi encontrado morto numa área nos fundos da casa onde residiam, em Itajaí, na tarde deste sábado,23. O homem foi identificado como Ramiro, de 47 anos, natural de Blumenau, e a mulher era Suzy, de 42, nascida em União da Vitória. Eles estavam amarrados um ao outro e com sinais de violência. A […]

Santin Roveda acompanha Governador Ratinho Júnior na reunião do COSUD em Florianópolis

O Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, está ao lado do Governador Ratinho Júnior na reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que acontece hoje em Florianópolis, Santa Catarina. O COSUD reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio […]