Rádio Colmeia

Memorial do Centenário recoloca nomes na história

dezembro 04
11:59 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União

No domingo, 1ª de dezembro, foi inaugurado o Memorial do Centenário no distrito de São Miguel da Serra, no interior de Porto União. A pesquisa para levantar todos os nomes das sepulturas que foram apagadas pela ação do tempo foi feita pela historiadora Siclinde Werle, que tem suas origens no lugar. Segundo a pesquisadora, famílias foram entrevistas e, em caso de dúvida, a pesquisa documental nos cartórios da cidade comprovaram a autenticidade dos dados.

O Cemitério de São Miguel da Serra é administrado pela própria comunidade e é um dos mais organizados e bem cuidados de Porto União. Ainda assim, algumas sepulturas perderam sua identificação pela ação do tempo. Dessa forma, era difícil identificar alguns túmulos.

O Memorial do Centenário levou em consideração o respeito que a comunidade tem por seus antepassados e a administração municipal endossou a ideia de, com os dados da pesquisa, construir um local de homenagens por ocasião do Centenário do distrito.

Além disso, também foi elaborado um livro de registro contendo os nomes levantados pela pesquisa e pela catalogação dos túmulos com identificação visível. Os túmulos foram catalogados para serem um ponto de partida para a obra Histórias de São Miguel da Serra, que resgatas lembranças dos descendentes das famílias mais antigas e tradicionais do distrito.

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Últimos Cometários

Olá bom dia gostaria de trabalhar com vcs porto união precisa de uma empresa grande...

Tem q prender sugeito q não cumpre leis.....e sério o problema ..não dá pra brincar...

Compreende-se a dificuldade, mas deve-se ter planos para situações futuras semelhantes. Após uma semana sem...

Colméia no Facebook