Mercado espera que economia cresça 0,85% este ano » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Mercado espera que economia cresça 0,85% este ano


6 de março de 2023

O mercado financeiro aumentou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano pela terceira vez consecutiva. Segundo estimativa do Boletim Focus, divulgada hoje (6), pelo Banco Central, o PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, deve fechar o ano com crescimento de 0,85%, ante os 0,84% projetados na semana passada.

Divulgado semanalmente, o boletim reúne a projeção de mais de 100 instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Na estimativa desta semana, o Focus manteve a previsão do PIB para 2024 – registrada há sete dias – em 1,50%. Para 2025, a previsão é que o país cresça 1,80%.

Inflação

Em relação à previsão de inflação para 2023, o Focus manteve a estimativa da semana passada, segundo a qual o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar em 5,90%. Há uma semana, a projeção do mercado era de que a inflação este ano ficasse em 5,36%%. Há quatro semanas, o cálculo era de 5,78%.

A previsão está acima da meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Dessa forma, a meta será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.

Para alcançar a meta de inflação, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa situa-se no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.

Para 2024, o mercado também manteve a projeção de inflação da semana passada: 4,02%. Há quatro semanas, o cálculo era de que o índice fechasse o próximo ano em 3,93%. Já para 2025, espera-se que o o IPCA fique em 3,80%.

Taxa de juros e câmbio

O mercado também projetou alta para a Selic em 2023. Na estimativa divulgada nesta segunda-feira, a taxa básica deve ficar em 12,75% ao ano no fim de 2023, a mesma da semana passada. Para o fim de 2024, a estimativa do mercado para a Selic se manteve estável, ficando em 10% ao ano. Para 2025, a previsão é que a Selic seja de 9% ao ano.

Quanto ao câmbio, a expectativa do mercado para a cotação do dólar em 2023 é a mesma pela quinta semana consecutiva, fechando o ano em R$ 5,25. Para 2024 e 2025, a previsão do mercado é de que o dólar fique em R$ 5,30, a mesma da semana anterior.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória inicia vacinação contra a Influenza nesta terça-feira, 01 de abril

Já podem receber a vacina todos os públicos prioritários, entre eles pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos completos e gestantes A Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória iniciou nesta terça-feira, 01 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025. A partir de hoje, a […]

FCC abre inscrições para edital de credenciamento de profissionais para compor Banco de Oficineiros​

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está com inscrições abertas, a partir de 1º de abril de 2025, para o edital de credenciamento de profissionais do setor cultural e artístico visando à formação do Banco de Oficineiros. O edital, com validade de dois anos (prorrogáveis por igual período), aceitará inscrições até as 23h59 de 23 […]

Profissionais administrativos nomeados no maior concurso público da história da Educação de SC são empossados nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 1º de abril, aproximadamente 1.500 profissionais administrativos nomeados no maior concurso público da história da Educação de Santa Catarina tomaram posse e iniciaram suas atividades nas escolas estaduais. O concurso, realizado em setembro do ano anterior, oferece até 10 mil vagas, distribuídas entre professores e funções administrativas, com nomeações previstas ao longo de […]