Mesmo sem chuva Rio Iguaçu sobe e alerta continua nessa segunda-feira, 09 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Mesmo sem chuva Rio Iguaçu sobe e alerta continua nessa segunda-feira, 09


9 de outubro de 2023

Mesmo sem chuva, essa segunda-feira, 9, de estiagem não diminui em nada a preocupação com o nível das águas do Rio Iguaçu para os municípios de União da Vitória e Porto União. A água continuará a subir durante todo o dia. De acordo com Monitoramento Hidrológico da Copel o rio está variando a subida de 2 a 3 centímetros por hora.

É necessário estar atento. O Iguaçu em União da Vitória está recebendo muito mais água do que comporta, e isto fará com ele saia do seu leito natural ainda nesta segunda-feira em diversos outros pontos.

Mas porque isso acontece? A resposta está nos afluentes que despejam as águas no Iguaçu que são os principais responsáveis por esta cheia, somados ao assoreamento natural do rio. 

Outro fator que implica no estancamento das águas não tem nada a ver com Foz do Areia, já que as comportas estão abertas e o rio continua subindo. Mas sim, à descoberta em 1983 da MESA que é um trecho que se estende desde alguns quilômetros adiante da curva da Rua Padre Saporitti até o município de Porto Vitória. Chama-se mesa, porque ela é lima elevação natural de pedras que diminuem a vazão das aguas estacando em União da Vitória e fazendo com que o rio saia do seu leito.

De acordo com a reportagem de Katia Brembatti, em 2014 na Gazeta do Povo, ano em que também houve enchente em União da Vitória, uma barragem feita pela natureza é a responsável por estreitar o Rio Iguaçu e impedir o escoamento da água que se acumula em União da Vitória.

A “culpada” surgiu há 200 milhões de anos, na época da separação dos continentes: são as corredeiras de Porto Vitória. É uma formação de pedra (lajeado), que afunila e também deixa mais raso o rio. Ao chegar a esse ponto, a água do Iguaçu não consegue manter o mesmo volume de vazão e começa a se acumular.

Não haveria grandes problemas se União da Vitória fosse um local bem mais alto, mas como é uma planície, a água não vence o estreitamento e se espraia para vários quilômetros longe das margens do Iguaçu.

O município, no extremo Sul do estado, está exatamente no limite entre o segundo e o terceiro planaltos do Paraná – ou seja, há uma mudança brusca na formação do solo e no tipo de relevo. A terra arenosa dá lugar ao impermeável basalto. Para o Rio Iguaçu, significa mudar de perfil. Ele segue tortuoso e lento, sem força ou velocidade até União da Vitória e depois precisa enfrentar o solo rochoso. Não sem consequências para quem vive nas redondezas.

A prefeitura de União da Vitória realizou uma previsão baseada no andamento do nível do Rio Iguaçu na noite de domingo, 08, que às 20h régua marcava 5, 46m, e conforme a prefeitura, a previsão é que o rio atinja a marca de 6, 22m até a noite de hoje, 09.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Alteração no sentido da Rua José Cleto Silva no bairro São Basílio Magno em União da Vitória

A Prefeitura de União da Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Vigilância e Fiscalização (UVTRAN) informa que, a partir desta sexta-feira, 21 de junho, haverá uma alteração no sentido de um trecho da Rua José Júlio Cleto Silva. O trecho compreendido entre a Rua Balduído Bohrer e a Rua Marechal Deodoro da Fonseca […]

Pinguim idosa se encanta por macho 26 anos mais jovem e tem filhote

O amor ultrapassa as fronteiras da idade. Que o diga uma pinguim já idosa de 30 anos se encantou por um macho 26 anos mais jovem e juntos tiveram um filhote. A união dos dois surpreendeu até os veterinários e cuidadores do zoológico onde os pinguins vivem. Tudo começou, no Zoológico de Newquay, da Cornualha, […]

Hussein Bakri e Ratinho anunciam projeto para as cheias do Iguaçu

Numa tarde histórica para União da Vitória nesta quinta-feira (20), o governador Ratinho Junior e o deputado Hussein Bakri confirmaram conquistas fundamentais para o futuro do município e da região. Além da liberação de recursos para obras de pavimentação urbana e iluminação pública, foram anunciadas a contratação do anteprojeto para contenção das cheias do Rio […]