No final da tarde de sesta sexta-feira, 16 de setembro, todos os militares de Santa Catarina, fizeram um minuto de silêncio em todo o Estado em homenagem ao policial militar Vinicius Alexandre Gonçalves, 31 anos, morto na com um tiro de fuzil na região do abdômen noite de quinta-feira, 15, em uma ação no Morro do Horácio, na capital Florianópolis.
O comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina Paulo Henrique Hann, abaixou uma portaria no final da manhã desta sexta-feira, 16 de setembro, para se fazer um minuto de silêncio, em todo o Estado de Santa Catarina, na repartição militar, em homenagem ao policial militar Vinicius Alexandre Gonçalves, 31 anos, que foi morto no Morro da Horácio, em Florianópolis, na quinta-feira, 15, quando prestava serviço em prol da segurança da população catarinense.
Pontualmente 17h, em várias cidades de Santa Catarina, a Polícia Militar como o Corpo de Bombeiros, pararam as atividades e ligaram o giroflex e a sirene das viaturas e em posição de sentido fizeram um minuto de silência em homenagem ao amigo e irmão de farda. Na cidade de Porto União, o ato foi às 17h30, na praça Hercílio Luz, com a presença de policia militares como dos bombeiros de Santa Catarina.
O ato foi marcado com as viaturas uma no lado da outra e com as sirenes ligadas e todos os militares em continência. Depois de um minuto os militares fizeram uma oração e finalizado a homenagem ao policial Vinicius Alexandre Gonçalves, que entrou na Polícia Militar em 2011.
Em seu perfil no Facebook, o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, que é natural de Porto União Paulo Henrique Hann, destacou. “Este é o momento mais desolador para um Comandante. Perder um de seus guerreiros na batalha. Não uma batalha qualquer, uma batalha desleal contra a criminalidade…onde regras não existem , muito menos respeito a elas. Marginais ousados que zombam das leis…dessas leis arcaicas, retrógradas que não nos protegem, muito menos o cidadão de bem. Que urge mudanças. Até quando ficaremos reféns…sem eco encontrar. Hoje chora mais uma mãe, uma esposa em um País onde se perde o maior número de policiais nesta guerra desleal contra o crime. Hoje perdemos mais um irmão de farda comprometido, leal a uma causa onde o bem insiste em vencer.
Como outros que deixam suas residências para nunca mais voltar sob a égide da vocação, de dar sua própria vida em prol de outra que jamais viu. Irmão Alexandre você não partiu, tornou uma estrela a nos iluminar e a nos fortalecer para continuarmos na difícil e incompreendida missão de aplicar leis e proteger vidas até mesmo daquele que tua vida nos tirou.Jamais desistiremos, por você Soldado Alexandre e tantos outros que nos deixaram. Salve PMSC. Leve irmão o nosso reconhecimento e os nossos aplausos herói guerreiro”.
O Sub Tenente do Corpo de Bombeiros de Porto União Albertino Mafra, esteve com vários bombeiros nesta homenagem e destacou este momento triste para a Polícia Militar, como para todos os militares de Santa Catarina.
Falando em nome da Polícia Militar de Porto União o Cabo Ricardo, falou de como foi à ação que levou a morte do policial militar Vinicius Alexandre Gonçalves, e diz que é um momento de se solidarizar com a família do amigo de farde como também com os amigos da Polícia Militar de Florianópolis e Santa Catarina.