Ministério da Economia mostra Paraná entre os melhores no País em indicador previdenciário » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Ministério da Economia mostra Paraná entre os melhores no País em indicador previdenciário


24 de setembro de 2021

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia divulgou os resultados do Indicador de Situação Previdenciária dos RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social), considerando as informações de 2021, e mostrou que o Governo do Paraná tem classificação B, um avanço gradual quando consideradas as categorias de 2019 e 2020, D e C, respectivamente. 

O ISP avalia aspectos relacionados à transparência e gestão, situação financeira e atuarial dos RPPS. O diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, ressalta que entre os estados brasileiros, nenhum alcançou classificação A, sendo B a nota mais elevada. Das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal), nove alcançaram B, treze, o C, e cinco, o D.

O indicador é um reconhecimento da excelência da gestão, da profissionalização e da responsabilidade previdenciária. “O Paraná fez avanços importantes na gestão da Paranaprevidência, na governança e na transparência da instituição. Os reflexos aparecem na classificação que o Estado alcança em índices nacionais tão importantes”, afirmou Vidigal.

“Essas conquistas trazem segurança aos nossos beneficiários e à nossa equipe, e nos possibilitam traçar metas com maior precisão e objetividade”, completou.

INDICADOR –O Indicador de Situação Previdenciária foi instituído em 2017 e a avaliação é expressa em gradação (A, B, C, D). O índice é calculado com base em informações declaratórias prestadas pelos estados e distrito federal, armazenadas nos sistemas informatizados gerenciados pela União. O Indicador tem, ainda, base em informações de outros instrumentos de supervisão e controle, como o CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária) e o Pró-Gestão.

Entre os objetivos estão a possibilidade de realizar uma aferição mais precisa da qualidade de gestão dos RPPS e evidenciar a relação custo/benefício existente entre o esforço organizacional empreendido e o produto alcançado.

O exercício de projeções futuras a partir de tendências reveladas pelo índice e o balizamento de ações de acompanhamento e supervisão dos RPPS por parte da Secretaria de Previdência também fazem parte da abrangência do indicador, além da promoção da visibilidade do sistema de previdência dos servidores públicos.

O ISP visa, ainda, se tornar um dos principais indicadores de solvência de estados, distrito federal e municípios, considerando-se a influência que o desequilíbrio financeiro e atuarial dos RPPS têm sobre a situação fiscal das administrações públicas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Dia do Iguaçu: Estado vai soltar 1,3 milhão de peixes nativos no rio que corta o Paraná

O Rio Iguaçu está ganhando vida. Símbolo do Paraná, o famoso curso de água que nasce na região de Curitiba e desemboca no Oeste do Estado será protagonista durante a segunda etapa do projeto Rio Vivo. Receberá 1,3 milhão de peixes de espécies nativas por meio da ação de repovoamento coordenada pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas […]

Vacinas contra o sarampo salvam cinco vidas por segundo, destaca OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, desde o ano 2000, vacinas contra o sarampo salvem cerca de cinco vidas por segundo. Mesmo assim, dados divulgados esta semana pela entidade apontam que, apenas em 2023, aproximadamente 10,3 milhões de casos da doença foram registrados em todo o planeta – 20% a mais que em […]

Paranaense de Down Hill, Campeonato Catarinense e Copa Motocar de Enduro em União da Vitória no final de semana

Final de semana tem a final do Campeonato Paranaense de Down Hill (descida de motanha), na tradicional pista do Morro do Cristo / Recanto da Bola. A prova inicia com os atletas descendo com suas bicicletas ao lado da estátua do Cristo e vence quem chegar com o menor tempo no final do percurso, na […]