Ministro do Supremo Tribunal Federal manda bloquear o aplicativo Telegram em todo o Brasil » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Ministro do Supremo Tribunal Federal manda bloquear o aplicativo Telegram em todo o Brasil


18 de março de 2022

Nessa sexta-feira, 18, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o aplicativo Telegram seja bloqueado no Brasil. Foi direcionado que as plataformas digitais e provedores de internet adotem mecanismos para inviabilizar sua utilização, atendendo a um pedido da Polícia Federal (PF).

A PF apontou ao STF que “o aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países, inclusive colocando essa atitude não colaborativa como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

Esta ordem de bloqueio ainda está em fase de cumprimento e as empresas estão sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foi estabelecido pelo ministro uma multa diária de R$100 mil para quem não obedecer a decisão.

Bloqueio de perfis

O contato com a plataforma do Tlegram pelos canais disponíveis foi tentada pela PF, afim de encaminhar as ordens judiciais de bloqueio de perfis, indicação de usuários, fornecimento de dados cadastrais e suspensão de monetização de contas vinculadas ao blogueiro Allan Lopes dos Santos, dono do canal Terça Livre. A PF não obteve resposta em nenhuma das tentativas.  

O ministro afirmou em sua decisão que “a plataforma Telegram, em todas essas oportunidades, deixou de atender ao comando judicial, em total desprezo à Justiça Brasileira”, disse, e complementou ainda que “o desrespeito à legislação brasileira e o reiterado descumprimento de inúmeras decisões judiciais pelo Telegram, – empresa que opera no território brasileiro, sem indicar seu representante – é circunstância completamente incompatível com a ordem constitucional vigente, além de contrariar expressamente dispositivo legal”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Com apoio e deputado Hussein Bakri, Porto União entrega demandas junto à Sanepar

O prefeito de Porto União, Juliano Hassan, solicitou apoio do deputado estadual do Paraná Hussein Bakri para intermediar demandas junto à Sanepar e à Copel, diante de reclamações da população sobre serviços essenciais no município. Entre os principais problemas estão cobranças de esgotamento sanitário em imóveis que ainda não estão ligados à rede e dificuldades […]

UBS alaga após chuvas em Porto União

Vídeos que circularam nas redes sociais na tarde de ontem chamaram a atenção para a situação da Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco. Após a chuva, as imagens mostram funcionários utilizando rodos na tentativa de conter a água que invadiu o piso da unidade, evidenciando um alagamento no interior do prédio. Diante da […]

Prefeitura de União da vitória intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de União da Vitória, por meio da Vigilância Ambiental, intensificou neste início de fevereiro as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As equipes de Agentes de Combate às Endemias estão atuando em diversos pontos do município a partir de notificações de casos suspeitos, seguindo protocolos definidos […]