Ministro do Supremo Tribunal Federal manda bloquear o aplicativo Telegram em todo o Brasil » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Ministro do Supremo Tribunal Federal manda bloquear o aplicativo Telegram em todo o Brasil


18 de março de 2022

Nessa sexta-feira, 18, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o aplicativo Telegram seja bloqueado no Brasil. Foi direcionado que as plataformas digitais e provedores de internet adotem mecanismos para inviabilizar sua utilização, atendendo a um pedido da Polícia Federal (PF).

A PF apontou ao STF que “o aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países, inclusive colocando essa atitude não colaborativa como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

Esta ordem de bloqueio ainda está em fase de cumprimento e as empresas estão sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foi estabelecido pelo ministro uma multa diária de R$100 mil para quem não obedecer a decisão.

Bloqueio de perfis

O contato com a plataforma do Tlegram pelos canais disponíveis foi tentada pela PF, afim de encaminhar as ordens judiciais de bloqueio de perfis, indicação de usuários, fornecimento de dados cadastrais e suspensão de monetização de contas vinculadas ao blogueiro Allan Lopes dos Santos, dono do canal Terça Livre. A PF não obteve resposta em nenhuma das tentativas.  

O ministro afirmou em sua decisão que “a plataforma Telegram, em todas essas oportunidades, deixou de atender ao comando judicial, em total desprezo à Justiça Brasileira”, disse, e complementou ainda que “o desrespeito à legislação brasileira e o reiterado descumprimento de inúmeras decisões judiciais pelo Telegram, – empresa que opera no território brasileiro, sem indicar seu representante – é circunstância completamente incompatível com a ordem constitucional vigente, além de contrariar expressamente dispositivo legal”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Eder de Souza é bicampeão do Trail Run 5k de Natal

Vestido a caráter o corredor Éder de Souza venceu novamente o Trail Run 5K de Natal, disputado na manhã do domingo, 14 de dezembro, no Coas Park, em Porto União. A prova festiva fechou a temporada 2025 das corridas de rua na região. Para esse ano a organização da prova inverteu o sentido do traçado […]

Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]