Mobilização Contra Violência Sexual de Crianças e Adolescentes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Mobilização Contra Violência Sexual de Crianças e Adolescentes


7 de junho de 2018

Foto: Redes de Proteção dos Municípios da Comarca.

Anualmente a campanha de enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes tem um dia nacional de mobilização, o 18 de maio.

Diferentemente neste ano os Municípios da Comarca de União da Vitória promoveram atividades durante todo o mês, o que foi motivo de elogio do Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Carlos Eduardo Mattioli: “Apenas uma rápida caminhada ou a panfletagem, em uma única data, são atividades que chamam pouca atenção, e quase nada influenciam na capacitação da sociedade e promoção da mudança de condutas. Paula Freitas e Bituruna promoveram peças de teatro didáticas que auxiliam na fixação de informações entre o público infanto-juvenil, assim como orientam como proceder em caso de situações de violência”, destacou.

Ainda segundo o Juiz “é preciso que o assunto seja tratado continuamente, para que tanto o público de alunos, quanto o de adultos, não tenham qualquer dúvida de como proceder. Para que o assunto fique marcado na memória do público infantil é preciso pensar em atividades diferentes, com aspectos pedagógicos, como foi a caminhada com as sombrinhas promovida pelo Conselho Tutelar de Paula Freitas”, elogiou o magistrado.

Foto: Redes de Proteção dos Municípios da Comarca.

A Comarca de União da Vitória foi pioneira ao tratar do assunto antes mesmo da lei que disciplinou o depoimento especial de crianças e adolescentes com profissionais de Psicologia, por meio do PROJETO CONFIAR do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que completou em maio 4 anos. Além da entrevista psicológica, já realizada com mais de 500 vítimas, o projeto visa também a capacitação das redes de proteção dos seis Municípios que compõem a Comarca.

Qualquer pessoa que tiver notícia de uma suspeita de violência sexual praticada contra criança ou adolescente deve procurar com urgência o Conselho Tutelar de seu Município, que funciona em regime de plantão 24 horas. Também é possível fazer a “denúncia” de forma anônima em qualquer telefone por meio do “Disque 100”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]