Moisés volta ao governo de SC após ser absolvido no impeachment dos respiradores » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Moisés volta ao governo de SC após ser absolvido no impeachment dos respiradores


7 de maio de 2021

O Tribunal de Julgamento absolveu Carlos Moisés (PSL) no processo de impeachment dos respiradores. A votação ocorreu às 14h05min e teve 6 votos a 4 em favor do impedimento do governador. Como eram necessários ao menos sete votos (dois terços do total) para a condenação, o impeachment foi rejeitado e o caso, arquivado.

Com o resultado, Moisés poderá retornar ao cargo imediatamente. Ele ficou por cerca de 40 dias afastado temporariamente. O julgamento durou cerca de cinco horas e ocorreu de forma virtual, por causa da pandemia de coronavírus.

A votação do tribunal

Desembargadora Sônia Schmidt – favorável ao impeachment de Moisés

Deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) – contrário ao impeachment

Desembargador Roberto Pacheco – favorável ao impeachment

Deputado estadual José Milton Scheffer (PP) – contrário o impeachment

Desembargador Luiz Zanelato – favorável ao impeachment

Deputado Valdir Cobalchini (MDB) – contrário ao impeachment de Moisés

Desembargadora Rosane Portella Wolff (relatora) – favorável ao impeachment

Deputado Fabiano da Luz (PT) – contrário ao impeachment de Moisés

Desembargador Luiz Fornerolli – favorável ao impeachment

Deputado estadual Laércio Schuster (PSB) – favorável ao impeachment

Votos dos deputados garantir permanência de Moisés

Os quatro votos que garantir a absolvição a Moisés partiram novamente dos deputados estaduais Marcos Vieira (PSDB), José Milton Schefer (Progressistas), Valdir Cobalchini (MDB) e Fabiano da Luz (PT). O argumento defendido foi o de que não havia provas de que Moisés tinha conhecimento e possa ter se omitido ao não tomar providências para suspender a compra antes do pagamento.

Os outros seis votos tiveram entendimento divergente. Os cinco desembargadores -Rosane Portella Wolff (relatora), Sônia Schmitz, Roberto Pacheco, Luiz Zanelato e Luiz Fornerolli – e o deputado Laércio Schuster (PSB) sustentaram que é possível concluir que Moisés sabia da compra em razão principalmente de declarações em lives, da consulta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) feita para avaliar o pagamento antecipado e pelo projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa para permitir o pagamento antecipado – a proposta foi retirada de pauta dias depois. Ainda assim, os seis votos não foram suficientes para efetuar a condenação, e Moisés poderá voltar ao cargo.

O placar repetiu o que havia ocorrido na sessão que votou a abertura do inquérito, em 26 de março. Desta vez, no entanto, eram necessários dois terços dos votos para confirmar o impedimento, e os seis votos foram insuficientes para a condenação.

O até então governador afastado Carlos Moisés e a governadora em exercício Daniela Reinehr ainda não se manifestaram sobre a decisão.

O futuro do governo

Como não há outros processos de impeachment em andamento contra Moisés, ele deve seguir no cargo até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2022. A expectativa é de que o novo retorno de Moisés ao cargo resulte novamente em trocas no governo. Ao assumir interinamente, em março, Daniela nomeou novos secretários e servidores para pastas estratégicas, que podem passar por nova mudança a partir da próxima semana. O mesmo processo de nomeações e exonerações ocorreu em novembro de 2020, quando outro processo de impeachment afastou Moisés.

**NSCTOTAL

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]