Mais uma vez o patrimônio público foi alvo de vândalos. Desta vez a situação ocorreu à 0h40, deste sábado, 29 de dezembro, na cidade de Porto Vitória, onde o monumento que fica na chegada da cidade foi queimado.
A central do pelotão da Polícia Militar foi informada por moradores que já estavam no portal da entrada do município, fazendo o combate ao fogo com o uso de baldes e solicitando apoio da Polícia Militar para acionar a equipe do caminhão pipa da Prefeitura para ir até o local, para acabar com o fogo que estava destruindo a imagem da vaca que faz parte dos monumentos da entrada da cidade.
O caminhão pipa da Prefeitura de Porto Vitória, esteve no local, onde fez o combate ao fogo e em seguida jogou mais água para evitar um novo incêndio.
A equipe da Polícia Militar fez patrulhamento para localizar o ou os autores de tal crime contra o patrimônio público, mas sem êxito. Diante da situação o funcionário da Prefeitura de Porto Vitória, foi orientado sobre as devidas providências a serem tomadas.
Penalidade:
Pena. Detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. § 1° Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa.