Moradores de União da Vitória devem atualizar o Cartão SUS » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Moradores de União da Vitória devem atualizar o Cartão SUS


8 de fevereiro de 2020

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Moradores de União da Vitória devem fazer atualização cadastral na Secretaria de Saúde. A medida, que é determinação do Ministério da Saúde, foi anunciada na manhã desta quinta-feira 06 de fevereiro, em coletiva realizada na Prefeitura de União da Vitória. “Somos 57.517 habitantes e todos precisam fazer o cadastro até mesmo quem tem plano de saúde”, explica o secretário de Saúde, Dr. Ary Carneiro Jr.

A atualização é exigência do Ministério da Saúde e faz parte da avaliação dos critérios para o repasse de recursos para os municípios da nova forma de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de União da Vitória é 57.517 habitantes, mas no sistema constam 42.231 pessoas cadastradas. Ou seja, cerca de 15 mil pessoas não estão cadastradas. Dessa forma o município poderá perder recursos para área de saúde, se não realizar essa atualização cadastral das pessoas residentes. Mesmo que o munícipe tenha plano de saúde ou mesmo declare que não usa o SUS, devemos realizar este cadastro”, afirma o secretário de Saúde.

Onde fazer?

O cadastro também será feito pelos Agentes Comunitários de Saúde ou profissionais de saúde por meio de visitas às residências, mas a população deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima. “É necessário realizar essa atualização em todos os cadastros, para ter uma base de dados de todos que residem no município, para facilitar o acesso às ações e serviços que venham a necessitar ao longo da vida”, destaca Ary Carneiro.

Quais documentos são necessários?

Para fazer a atualização do cadastro é necessário apresentar os documentos pessoais de todos os membros da família: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, Cartão SUS. “Todos os membros da família precisam ter CPF, inclusive as crianças, pois futuramente os sistemas irão relacionar ao número do CPF todos os procedimentos realizados nas pessoas”, ressalta Dr. Ary.

Até quando?

O prazo para atualização cadastral vai até o dia 1ª de abril. “Queremos destacar que essa será uma necessidade de todos os municípios. A diferença é que União da Vitória está saindo na frente para que possamos cumprir 100% das exigências e garantir todos os recursos para a saúde, que são tão importantes”, afirma o prefeito Hilton Santin Roveda.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Aposentados do INSS não devem procurar o FUMPREVI para prova de vida

O Fundo Municipal de Previdência de União da Vitória (FUMPREVI) está orientando aposentados e pensionistas sobre a realização da prova de vida, após o aumento na procura de beneficiários do INSS pelo serviço no órgão municipal. A situação tem gerado dúvidas e deslocamentos desnecessários de pessoas que não fazem parte do regime próprio do município. […]

Abertas as inscrições para o Circuito de Corrida de Rua de Porto União

A Prefeitura de Porto União, por meio do Departamento Municipal de Esportes, abriu nesta quinta-feira (6) as inscrições para a 1ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua do município. A competição faz parte do calendário esportivo oficial e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e ampliar a participação da comunidade em […]

Regras sobre pensão ficam mais rígidas em 2026

As mudanças previstas para 2026 nas regras da pensão alimentícia trazem ajustes importantes e mais rigor para quem é obrigado a pagar. O valor da pensão passa a ter reajuste automático com base no novo salário mínimo, fixado em R$ 1.621, e o combate à inadimplência se torna mais severo. Uma das principais alterações é […]