No final da tarde desta segunda-feira, 7 de janeiro, os moradores do bairro Dona Mercedes, localizado as margens da PR 466, que faz a ligação da ponte Interventor Manoel Ribas (ponte dos Arcos), até a BR 153, fizeram um protesto contra a falta de atenção por parte do Governo do Paraná, sobre a situação da via, que teve uma queda de barreira no final do mês de agosto de 2018.
A manifestação pacifica contou com a presença da Polícia Rodoviária Estadual do Paraná (PRE-PR), que acompanhou o fechamento da ponte dos Arcos e a conversa dos moradores em frente ao bloqueio feito pelo Departamento de Estrada e Rodagem do Paraná (DER).
Os moradores solicitam e dão um prazo de uma semana para que o DER como o Governo do Paraná, tenha uma posição sobre a liberação da PR 466, como o que será feito para resolver tal problema. Lembrando que o bloqueio foi feito por segurança dos moradores e o percurso para quem reside ou pretende ir até o bairro Dona Mercedes, aumento em 10 Km, pois os moradores devem ir até o bairro Muzzolon e em seguida entrar na BR 153, até o viaduto de acesso de Cruz Machado ou da GR e entrar na PR 466.
Os moradores também reclamam da falta de atenção por parte da Prefeitura de União da Vitória, que não dão um posicionamento entre a administração Municipal com o Governo do Paraná, para resolver o problema.
A reportagem da Rádio Colmeia, foi até o manifesto e conversou ao vivo durante o Correspondente 1230, edição das 19h, com o presidente da Associação de Moradores do bairro Dona Mercedes, senhor Paulo Roberto Zanchi, que fez um desabafo e pede que a situação da PR 466, será resolvido o mais breve possível.
Durante o manifesto da comunidade a reportagem da Colmeia tentou fazer contato com o diretor do DER de União da Vitória, Fernando Martins, onde o mesmo disse que no presente momento quem está no comanda da DER é o Engenheiro Cassyo, mas que ele Fernando, estaria tentado ter alguma informação junto ao DER em Curitiba, para saber as novidades sobre o caso.
A Rádio Colmeia também fez contato com a comunicação do deputado Estadual do Paraná Hussein Bakri, que é o líder do Governo de Ratinho Júnior, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), onde foi informado que o deputado vai manter contato com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná Sandro Alex Cruz de Oliveira, para saber se tem como resolver o problema mais breve possível.
Nota do DER:
Ainda no final de 2018, a reportagem da Rádio Colmeia, fez contato com a comunicação do Departamento de Estrada e Rodagem do Paraná (DER-PR), para ter uma nota oficial da situação e o que seria feito para resolver o problema da PR 466, entre a ponte dos Arcos até a BR 153. Segue a nota:
“O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) ressalta que o trecho da PR-466 entre o entroncamento com a BR-153 e a Ponte Manoel Ribas, sobre o Rio Iguaçu, continua bloqueado para o tráfego. Trata-se de uma medida de segurança, devido ao risco de novos deslizamentos de pedras.
O DER-PR já publicou o edital para elaboração do projeto de engenharia para estabilização do talude na rodovia PR-466, entre os Km 429,90 e 430,20, com extensão de 300 metros e altura média de 30 metros.
As propostas serão recebidas até 5 de fevereiro de 2019 e a abertura ocorrerá no dia 6 de fevereiro, às 14h30. O investimento máximo no projeto será de R$ 248 mil. O edital está disponível no portal Compras Paraná: http://www.comprasparana.pr.gov.br/ “, afirma a nota.