Morre Padre Josafá da Paróquia São Basílio Magno em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Morre Padre Josafá da Paróquia São Basílio Magno em União da Vitória


19 de janeiro de 2024

Reprodução

Faleceu nessa sexta-feira, 19, aos 48 anos de idade o Padre Josafá da Paróquia São Basílio Magno em União da Vitória. Segundo informações ele estava internado desde o final de semana, após sofrer um infarto.

Josafá nasceu no dia 16 de Junho de 1976, na cidade de Rio Azul – PR. Filho de Clemente Firman e de Ana SobenkoFirman.

Dos anos 1983 até 1986 cursou o primário na Escola São Vicente de Paula, situada na Colônia Lajeado de Baixo, na cidade de Mallet – PR. No ano de 1987 ingressou no Seminário Menor São Josafat da cidade de Mallet, onde cursou entre os anos de 1987 até 1990 o Colégio (de 5a a 8a séries), no Colégio Nicolau Copérnico – Mallet/PR. Entre os anos 1991 até 1993, cursei o 2° Grau (Magistério – 1a a 3a series), no Colégio Dario Veloso – Mallet/PR.

No ano de 1994, por causa do incêndio ocorrido no Seminário Menor São Josafat – Mallet/PR, foi transferido para a Paróquia São Basilio Magno de União da Vitória onde cursou o último ano do 2° Grau no Colégio São José da cidade de Porto União – SC.

Em 1995 ingressou no Seminário Maior São Josafat – Curitiba/PR. Entre os anos de 1995 até 1997 cursou a Faculdade de Filosofia no Seminário Maior São Basilio Magno da Ordem dos Padres Basilianos (Studium OSBM) na cidade de Curitiba – PR.

A Faculdade de Teologia cursou no StudiumTheologicum dos Padres Claretianos na cidade de Curitiba – PR. O referido curso teve o seu iníciono ano de 1998 e o seu término no ano de 2001. Além do curso normal de Teologia, também obteve o grau de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, no mês de Dezembro de 2001.

No dia 30 de Novembro de 2001, recebeu as primeiras ordens (Subdiaconato), pelas mãos do Eparca D. Efraim Basilio Krevei, osbm na Capela da Residência Eparquial São João Batista – Curitiba/PR.

Aos 16 de Dezembro de 2001, na Capela Nossa Senhora Rainha da Paz – Colônia Lajeado de Baixo, pertencente a Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Mallet/PR, foi Ordenado Diácono pelas mãos de Eparca D. Efraim Basilio Krevei, osbm. A partir desta data passou a exercer o Ministério Diaconal na referida Paróquia até o mês de março de 2002.

Foi ordenado Sacerdote aos 17 dias do mês de março do ano de 2002, pelas mãos do Eparca D. Efraim Basílio Krevei, osbm, segundo o Atestado de Ordenação Sacerdotal (R.L. II, fls 040, nº 554/02). A referida celebração aconteceu na Paróquia (Igreja Matriz) Sagrado Coração de Jesus – Mallet/PR, sendo, portanto, um dia muito especial para a sua vida.

No dia 02 de Abril de 2002, recebeu a primeira nomeação de Coadjutor (Documento R.L. II, fls. 041, n° 560/02) das Paróquias Sagrado Coração de Jesus – Mallet/PR; São José – Dorizon/PR; Natividade de Nossa Senhora – Vera Guarani – Paulo Frontin/PR; São Basilio Magno – União da Vitória/PR.

A 2ª nomeação é datada em 02 de Maio de 2002 (Documento R.L. II, fls. 042, n° 575/02). Foi nomeado Coadjutor da Paróquia São Basilio Magno – União da Vitória/PR e, em especial, Administrador da Igreja Santíssima Trindade do Distrito de São Cristóvão – União da Vitória/PR., a qual assumiu no mês de julho do mesmo ano.

Aos dias 24 de Junho de 2003 recebi a 3ª Nomeação (Documento R.L. II, fls. 045, n° 630/03). Desta vez foi nomeado Pároco da Paróquia São Nicolau da cidade de Roncador/PR, a qual assumiu no dia 03 de agosto de 2003 com a presença do Pe. Daniel Kozlinski, nomeado representante do Eparca D. Efraim Basilio Krevei, osbm. Nos últimos anos atuou como Pároco na Paróquia São Basílio Magno em União da Vitória.

Da redação com informações de Padre Ricardo Mazurek Ternovski

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]