Mostra de Tecnologias Adaptadas na Horticultura

Escute a rádio

Mostra de Tecnologias Adaptadas na Horticultura


22 de outubro de 2016

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Cruz Machado realizou nesta semana, nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro Municipal de Produção Mieczyslaw Otto, a 1ª Mostra de Tecnologias Adaptadas na Horticultura na região de União da Vitória, a Hortisul. O evento foi promovido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e contou com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Casa Familiar Rural e Prefeitura de Cruz Machado.

No primeiro dia do evento participaram agricultores familiares que produzem e vendem hortaliças e frutas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar (PAA). O segundo dia foi voltado para os jovens agricultores que estudam nas Casas Familiares Rurais da região.

Os participantes passaram por quatro estações didáticas na mostra, com os seguintes temas: Tecnologia da informação para o agronegócio; Manejo da fertilidade na olericultura; Cultivos protegidos (modelos de proteção e sistemas de irrigação); e Novas cultivares de olerícolas desenvolvidas pela pesquisa. Essa ação realizada pela Emater também contou com o apoio da TecSeed e Embrapa de Canoinhas (SC).

A região de União da Vitória, que reúne nove municípios, hoje é considerada o segundo cinturão verde do Paraná, perdendo apenas para a região metropolitana de Curitiba. Existem 340 famílias que se dedicam à olericultura de forma comercial. Elas colhem por mês cerca de 141 toneladas do produto, faturando bruto, em média R$170 mil anuais.

Nos dois dias dos encontros, os participantes assistiram palestras técnicas. O coordenador estadual do projeto olericultura, da Emater, Iniberto Hamerschmidt, apresentou dados sobre a produção e mercado de hortaliças no Paraná, destacando neste contexto a realidade regional. Outro profissional da Emater, Antônio Leonadecz, gerente da macrorregião Sul e também especialista em fruticultura, abordou opções de mercado para produtos hortifrutigranjeiros que o agricultor tem, tanto institucionais, como o PAA e PNAE, quanto os convencionais.

O extensionista José Eustáquio Pereira, da Emater de União da Vitória, explica que o grande objetivo é apresentar para os participantes as possibilidades de uso de novas tecnologias, que podem contribuir para tornar a atividade da fruticultura e olericultura mais competitiva na região. “Por isso usamos na definição do nome do evento o termo tecnologias adaptadas. Quer dizer o seguinte: de que forma o produtor pode se apropriar melhor de recursos modernos de comunicação para se relacionar com a sua cooperativa, sua associação, seu técnico ou colega de profissão para trocar informação e até negociar sua colheita. Visando sempre, com isso, garantir maior renda e também atender a exigência dos compradores que querem qualidade, constância na oferta e escala de produção”, comenta.

As propostas tecnológicas levadas para o evento têm a capacidade de contribuir com o desenvolvimento de sistemas mais sustentáveis de produção e até ajudar aqueles agricultores que lidam com a agricultura orgânica ou têm a intenção de partir para esse modelo de cultivo que dispensa o uso de venenos e outros insumos sintéticos, como os fertilizantes.

O Centro Municipal de Produção de Cruz Machado possui como objetivo principal o desenvolvimento de novas técnicas, para que o produtor possa colocar em prática novos experimentos e tecnologias, que posteriormente possam ser utilizadas em suas propriedades. O local também é utilizado para estudos e pesquisas dos alunos da Casa Familiar Rural.

 

Serviço:

 

Informações: Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná – www.aen.pr.gov.br

 

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Concerto do Instituto SIM lota Cine Ópera numa noite musical surpreendente

Comprovando excelente fase da reconhecida instituição musical regional, concerto da Orquestra Jazz Sinfônica SIM em parceria com Ministério da Cultura proporcionou muitas homenagens e grande público no Cine Ópera O Ministério da Cultura e o Instituto SIM apresentaram sábado (12) Concerto em Homenagem à Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). Mas o evento transcendeu […]

Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, a Celesc reforça a importância de redobrar os cuidados com a rede elétrica e com os perigos com a energia para garantir um ambiente seguro e livre de riscos para os pequenos. Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e brincadeiras em casa, é essencial que pais e responsáveis estejam […]

Polícia Civil de Porto União deflagra operação Cartório fase II

Nessa sexta-feira, 11, a DPCO – Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Porto União, deflagrou a operação “Cartório” fase II, cumprindo mais sete Mandados de Busca e Apressão e quatro de prisões, sendo dois autores localizados e presos na cidade São Paulo. Uma equipe da Polícia Civil de Porto União, deslocou até a cidade […]