O festejo em homenagem ao padroeiro dos motoristas teve inicio na noite de sábado, 23 de julho, com uma Santa Missa da Catedral de União da Vitória e o momento alto das homenagens foi neste domingo, 24 de julho, com a procissão de São Cristóvão, saindo do centro da cidade até o distrito de São Cristóvão, para a bênção dos veículos.
O domingo, 24 de julho, foi marcado por muita fé e benção dos veículos na Igreja do bairro São Cristóvão, em União da Vitória. Como já é tradicional, a comunidade se reúne para fazer a sua homenagem e receber a benção do padroeiro dos motoristas São Cristóvão.
A programação teve inicio na noite de sábado, 23 de julho, com missa e momentos de muita fé agradecimento e pedidos que São Cristóvão, sempre esteja protegendo os motoristas em todas as vias. Já na manhã deste domingo, 24 de julho, a programação teve inicio às 7h da manhã, com uma missa na Catedral Coração de Jesus no centro de União da Vitória. Pontualmente às 8h50, a população das cidades gêmeas escutava fogos de artifícios e muita buzina, nas principais ruas de União da Vitória em sentido ao distrito de São Cristóvão, passando pela ponte Domício Scaramella, chegando em seguida na avenida Paula Freitas e até a frente da Igreja, onde todos recebiam a benção do seu veículo e também recebia o convite para almoçar com amigos e familiares na festa.
A imagem de São Cristóvão, teve caminhão aberto pelas viaturas da Polícia Militar do Paraná como do Corpo de Bombeiros de União da Vitória e ao chegar à igreja, foi colocado num pequeno caminhão azul de madeira, onde ficou direcionado para a rua numa forma de abençoar os motoristas que estão participando da procissão.
O padre Claudino, conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e comenta sobre a missa da manhã, a procissão e deixa o convite para a comunidade participar do almoço e do dia festivo em homenagem a São Cristóvão. O padre finaliza a entrevista abençoando todos os motoristas através da Rádio Colmeia.
História de São Cristóvão:
São Cristovão nasceu no século III, era filho primogênito do rei de Canaã, e recebeu o nome de Ofero Relicto despertando admiração pelas suas virtudes, principalmente a delicadeza com que tratava as pessoas. Era belíssimo e sua ambição maior era a se servir um rei que fosse muito poderoso.
Cristovão passou a prestar serviços ao imperador, como guerreiro famoso e temido e passou a obedecer a Satã, cujo poder fazia o imperador se amedrontar. Relicto percebeu que acima do poder de satanás, estava a cruz, ante a qual fogem todos os demônios e Relicto de tornou cristão. Começou a viajar em busca da história do Crucificado e em uma de suas viagens encontrou um eremita que lhe contou a história.
Converteu-se, batizou-se e decidiu devotar a vida ao transporte dos viajantes que necessitassem atravessar um rio caudaloso. Certo dia, um menino pediu a Cristovão que o levasse até a outra margem. Colocou a criança nos ombros, entrou na água e começou a sentir que o peso aumentava a cada passo.
Ao chegar à margem oposta, curvado pela carga, quase morrendo afogado por seu enorme peso, ouviu do menino: “Não te surpreendas com o que aconteceu, pois comigo carregaste todos os pecados do mundo.” Só então reconheceu o pequeno viajante: era o próprio Jesus, que o mandou cravar na terra o cajado no qual se apoiava.
No dia seguinte, o cajado tinha se transformado numa palmeira. O milagre fez com que muitos se convertessem e levo Relicto Ofero a mudar seu nome para Chistophoros (Cristóvão) que em grego significa “aquele que carrega Cristo”. Retirado do calendário litúrgico católico em 1969 por ter-se dúvidas de sua verdadeira existência, São Cristóvão continua a ser venerado em todo o mundo como protetor dos viajantes e motoristas.
Oração de São Cristovão:
Bendito seja São Tiago apóstolo, que pelo conhecimento de Cristo, que é a “Luz dos Povos”, tornou-se grande apóstolo da Verdade, e que por Ele viveu e morreu. Dai-nos, ó Deus, por sua intercessão, a graça que vos pedimos. São Tiago, rogai por nos. Amém. Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio, com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre segurança na direção do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas ou adversidades que eu tiver de enfrentar, venham elas dos homens ou dos espíritos do mal. Amém.