MPPR cria grupo de prevenção em desastres socioambientais e mudanças climáticas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

MPPR cria grupo de prevenção em desastres socioambientais e mudanças climáticas


10 de outubro de 2024

O Ministério Público do Paraná lança nesta quinta-feira, 10 de outubro, o Grupo Especial de Atuação e Prevenção em Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (Gepclima), unidade voltada ao aprimoramento da atuação institucional dedicada à proteção dos direitos da população em situações extremas. O lançamento da iniciativa, com a assinatura da resolução que cria o Grupo, será em União da Vitória, município historicamente afetado por problemas decorrentes de desastres socioambientais – nas últimas quatro décadas, as cheias do Rio Iguaçu provocaram pelo menos quatro grandes enchentes (em 1983, 1992, 2014 e 2023).

Motivação – A criação do Gepclima leva em conta episódios recentes ocorridos no país, como as enchentes no Rio Grande do Sul, que vitimaram mais de uma centena de pessoas e deixaram milhares desabrigadas. “O Ministério Público do Paraná tem o dever de atuar diuturnamente na proteção dos direitos da população. Considerando o atual cenário de mudanças intensas que o nosso clima vem sofrendo, queremos nos antecipar a eventuais situações de desastres socioambientais e aperfeiçoar a atuação ministerial, para que seja cada vez mais estratégica”, explicou o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti.

Atuação – Formado por integrantes do Ministério Público do Paraná com atuação em áreas relacionadas ao tema, o Grupo também se dedicará à articulação interinstitucional com órgãos da administração pública direta e indireta, entidades privadas, legalmente constituídas que atuem na proteção ao meio ambiente, aos direitos sociais e à cidadania, com o objetivo de prevenir e enfrentar fenômenos relacionais a desastres socioambientais e mudanças climáticas. O Grupo também prestará, sempre que necessário, apoio técnico e jurídico aos órgãos de execução do MPPR, a fim de que outros municípios do estado estejam preparados para situações emergenciais e possuam Planos de Ação Climática.

A criação da nova unidade, que não implicará nenhum custo para a instituição, está alinhada à disposições legais, como as que constam na Política Nacional sobre Mudança do Clima, e previsões constitucionais, que definem entre as funções institucionais do Ministério Público a proteção do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Formação – Integrarão o Grupo Especial, além do procurador-geral de Justiça, que exercerá a coordenação executiva do grupo, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, o coordenador do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx), o coordenador para Assuntos Institucionais, o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, a quem caberá a coordenação operacional, o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Assistência Social, o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública e o coordenador da Regional de Curitiba do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Ciclista morre após ser atingido por caminhão na Avenida dos Ferroviários, em Porto União

Nesta terça-feira (3), um grave acidente envolvendo um caminhão Volvo com placas de União da Vitória resultou na morte de um ciclista, nas proximidades da placa Eu Amo Porto União, na lateral do Exército, na Avenida dos Ferroviários. De acordo com as primeiras informações, a vítima, um senhor que estava em uma bicicleta vermelha, foi […]

Natal de União 2024 inicia nesta quarta-feira com programação especial

A abertura do Natal de União 2024, acontece oficialmente nesta quarta-feira, 04 de dezembro, com a Parada de Natal organizada pela Secretaria Municipal de Educação e prefeitura de união da Vitória. Com início às 19h30min, na Avenida Manoel Ribas, a noite reserva momentos únicos e marca a abertura oficial da programação acontecendo às 20h30min, na […]

Filho é suspeito de duplo homicídio em SC; mulher era de União da Vitória

Na tarde deste domingo, dia 1º, a Polícia Civil de Santa Catarina prendeu temporariamente o filho de Susimara Gonçalves Souza, de 42 anos, e enteado de Pedro Ramiro Souza, de 47, ambos vítimas de um duplo assassinato ocorrido no último sábado, 23, em Itajaí, no Litoral Norte. O crime aconteceu na residência do casal, no […]