Porto União foi um dos municípios contemplados pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares e, neste ano de 2022, terá uma escola municipal transformada numa escola pública cívico-militar. O anúncio foi realizado pelo Ministério da Educação nessa segunda-feira, 10. A escola contemplada será a do bairro Bela Vista, João Fernando Sobral.
Na prática, os professores continuarão com a autonomia dentro de sala de aula. De acordo com o vereador Walbert de Souza, eles poderão focar ainda mais no Programa Nacional de Base Curricular, já que as questões de ordem administrativa e disciplinares passam a ser dos militares.
Souza lembra que os militares não estrarão armados nem fardados no colégio. “Vai se buscar a excelência de ensino no setor público de ensino”, apontou o vereador que, realizou esforços políticos para a implantação do colégio, junto de ex integrantes do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, Secretaria Municipal de Educação e administração pública.
Acompanhe o áudio do vereador Walbert de Souza abaixo:
“Esse consenso do município foi muito importante para que nós conseguíssemos levar essa demanda até o MEC”, finalizou Souza. O prefeito Eliseu Mibach agradeceu a todo trabalho realizado em equipe e também agradeceu a vice governadora Daniela Reinehr.
“Nós temos como meta o primeiro lugar na educação. Nós que já fomos primeiro lugar na educação do Estado de Santa Catarina. E talvez essa escola cívico militar venha nos ajudar a conquistar esse lugar de destaque que sempre foi do município”, disse o prefeito.
Acompanhe a fala do prefeito Eliseu Mibach abaixo: