O que era para ser uma ação localizada no bairro Ponte Nova, numa iniciativa da Secretaria de Saúde de União da Vitória, se transformou com adesões no Mutirão de Descarte Consciente que abrangerá União da Vitória e Porto União como um todo e com um objetivo principal: combater a proliferação do mosquito da dengue.
Somente em União da Vitória, no período de janeiro a maio de 2019, foram identificados 607 focos do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, Chikungynya e Zyka. Por isso, a grande mobilização dos dias 14 e 15 de junho de 2019 ganhou vulto para incentivar o descarte de materiais recicláveis, potenciais criadouros para o mosquito, de maneira correta. No dia 14 (sexta-feira) no Limeira, Rio D’Areia, Rocio e São Basílio. No dia 15, de manhã no bairro Ponte Nova e à tarde no Centro e bairro Navegantes.
União da Vitória e Porto União possuem vários bairros limítrofes (Navegantes, Centro, São Basílio Magno, Rocio, Rio D’Areia, Limeira), além do bairro Ponte Nova. Somados, estes locais correspondem a 285 focos. É por isso que o mutirão abrangerá estas regiões e divisa seca entre os dois estados numa faixa de 300 metros.
As ações coordenadas pelas Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Obras dos dois municípios irmãos têm apoio do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado e da Ecovale. Em outras palavras, foi declarada guerra contra o mosquito Aedes Aegypti. E, nisso, a participação popular será fundamental.
Treinamento
06 de junho no Exército, das 9h às 12h, (100 pessoas).
05 a 07 de junho nas Unidade Básica de Saúde (UBS), com Agentes Comunitários de Saúde.
Regiões
Bairros limítrofes com Porto União: Limeira, Rio D’Areia, Rocio, São Basílio, Centro e Navegantes. Bairro Ponte Nova. Bairros limítrofes com União da Vitória: Vice King, São Francisco, São Pedro, Cidade Nova e Centro.
Materiais que serão coletados: eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, recicláveis, pneus, lâmpadas e móveis.
Materiais que não serão coletados: lixo orgânico, telhas de amianto (Eternit).