NRE realiza reunião sobre o Agrinho

Escute a rádio

NRE realiza reunião sobre o Agrinho


20 de abril de 2016

A reunião acontece durante o dia todo dessa quarta-feira, no salão nobre do Colégio Estadual Túlio de França, com o tema sendo: educação em sala de aula e agricultura.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Durante está quarta-feira, 20 de abril, o Núcleo Regional da Educação de União da Vitória, junto com a equipe do Senar, realizarão no salão nobre do Colégio Estadual Túlio de França, em União da Vitória, o Seminário do Agrinho. O trabalho será feito para a valorização e qualificação da educação em sala de aula com a questão da produção agrícola no Sul do Paraná.

Na parte da manhã e tarde será feito duas palestras em que os professores, a direção e as pessoas ligadas diretamente com a educação das escolas da Rede Estadual de Ensino do Paraná, poderão tirar duvidas de como trabalhar tal assunto com os alunos.

A abertura do evento teve inicio às 8h30 com um café da manhã e com trocas de ideias entre os profissionais da educação de General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória, União da Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin e São Mateus do Sul. Já às 9h, foi feito a formação da mesa de autoridades e em seguida, entoado o Hino Nacional. Logo depois, o chefe do Núcleo Regional da Educação de União da Vitória, Ricardo Brugnhago, deu as boas vindas para os mais de cem participantes do evento, e destacou a importância do Agrinho.

Ressaltando que no Sul do Paraná, o NRE, tem uma ampla vantagem no que se refere ao trabalho de orientação de educação e agricultura.

O chefe do Núcleo Regional da Educação de União da Vitória, Ricardo Brugnhago, conversou com a reportagem da Colmeia, e destacou a importância da atividade do Agrinho em União da Vitória.

 

 

Outro assunto abordado foi sobre a Casa Familiar Rural em São Domingo, em uma parceria entre as Prefeituras de Porto Vitória, União da Vitória, e Paula Freitas, em que os alunos ficam uma semana na Casa Familiar Rural recebendo orientações e na semana seguinte, ficam uma semana na propriedade colocando em prática o que apreenderam.

 

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O que é o Agrinho:

 

Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, os municípios paranaense e diversas empresas e instituições públicas e privadas.

O Programa Agrinho completa 19 anos de trabalhos no Paraná, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de mais de 1,5 milhão de crianças e aproximadamente 80 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado. E, por envolver tão significativo público, tem, de nossa parte, um empenho comovido. Como experiência bem-sucedida, encontra-se também em diversos estados do Brasil.
Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas altamente qualificados, de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade para o Programa. Pelo incentivo à pesquisa, defende-se uma educação crítica, criativa, que desenvolva a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos.

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O Concurso realizado todos os anos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e Município Agrinho serve a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como uma amostra daquilo que o Programa vem provocando em termos de ações efetivas.O elevado grau de apropriação dos temas apresentados nos materiais, por crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, pode também ser comprovado pela Experiência Pedagógica, um relato dos professores sobre a prática educacional que desenvolvem no Programa Agrinho. Desde seu início em 1996, os professores do ensino público municipal e estadual, as crianças e os jovens recebem com entusiasmo e dedicação as atividades do Programa Agrinho. A cada ano esse trabalho vem se superando em qualidade e criatividade.
Este livro reúne os artigos elaborados com o propósito de auxiliar os professores nos desenvolvimento das temáticas em sua prática diária. Esta será uma edição exclusiva, distribuída para todos os professores envolvidos neste Programa nos próximos anos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]