NRE realiza reunião sobre o Agrinho

Escute a rádio

NRE realiza reunião sobre o Agrinho


20 de abril de 2016

A reunião acontece durante o dia todo dessa quarta-feira, no salão nobre do Colégio Estadual Túlio de França, com o tema sendo: educação em sala de aula e agricultura.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Durante está quarta-feira, 20 de abril, o Núcleo Regional da Educação de União da Vitória, junto com a equipe do Senar, realizarão no salão nobre do Colégio Estadual Túlio de França, em União da Vitória, o Seminário do Agrinho. O trabalho será feito para a valorização e qualificação da educação em sala de aula com a questão da produção agrícola no Sul do Paraná.

Na parte da manhã e tarde será feito duas palestras em que os professores, a direção e as pessoas ligadas diretamente com a educação das escolas da Rede Estadual de Ensino do Paraná, poderão tirar duvidas de como trabalhar tal assunto com os alunos.

A abertura do evento teve inicio às 8h30 com um café da manhã e com trocas de ideias entre os profissionais da educação de General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória, União da Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin e São Mateus do Sul. Já às 9h, foi feito a formação da mesa de autoridades e em seguida, entoado o Hino Nacional. Logo depois, o chefe do Núcleo Regional da Educação de União da Vitória, Ricardo Brugnhago, deu as boas vindas para os mais de cem participantes do evento, e destacou a importância do Agrinho.

Ressaltando que no Sul do Paraná, o NRE, tem uma ampla vantagem no que se refere ao trabalho de orientação de educação e agricultura.

O chefe do Núcleo Regional da Educação de União da Vitória, Ricardo Brugnhago, conversou com a reportagem da Colmeia, e destacou a importância da atividade do Agrinho em União da Vitória.

 

 

Outro assunto abordado foi sobre a Casa Familiar Rural em São Domingo, em uma parceria entre as Prefeituras de Porto Vitória, União da Vitória, e Paula Freitas, em que os alunos ficam uma semana na Casa Familiar Rural recebendo orientações e na semana seguinte, ficam uma semana na propriedade colocando em prática o que apreenderam.

 

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O que é o Agrinho:

 

Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, os municípios paranaense e diversas empresas e instituições públicas e privadas.

O Programa Agrinho completa 19 anos de trabalhos no Paraná, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de mais de 1,5 milhão de crianças e aproximadamente 80 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado. E, por envolver tão significativo público, tem, de nossa parte, um empenho comovido. Como experiência bem-sucedida, encontra-se também em diversos estados do Brasil.
Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas altamente qualificados, de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade para o Programa. Pelo incentivo à pesquisa, defende-se uma educação crítica, criativa, que desenvolva a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos.

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O Concurso realizado todos os anos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e Município Agrinho serve a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como uma amostra daquilo que o Programa vem provocando em termos de ações efetivas.O elevado grau de apropriação dos temas apresentados nos materiais, por crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, pode também ser comprovado pela Experiência Pedagógica, um relato dos professores sobre a prática educacional que desenvolvem no Programa Agrinho. Desde seu início em 1996, os professores do ensino público municipal e estadual, as crianças e os jovens recebem com entusiasmo e dedicação as atividades do Programa Agrinho. A cada ano esse trabalho vem se superando em qualidade e criatividade.
Este livro reúne os artigos elaborados com o propósito de auxiliar os professores nos desenvolvimento das temáticas em sua prática diária. Esta será uma edição exclusiva, distribuída para todos os professores envolvidos neste Programa nos próximos anos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Homem sofre atropelamento no centro de Porto União e escapa com ferimentos leves

Por volta das 17h30min desta terça-feira (31), equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Porto União, foram acionadas para atendimento de um acidente de trânsito do tipo atropelamento na Rua Sete de Setembro, centro.No local, um homem foi atingido por um veículo Renault Sandero com placas de Curitiba. A vítima sofreu apenas […]

Hussein Bakri faz apelo ao Governo Federal sobre decisão da BR 476

O Deputado Estadual Hussein Bakri fez um apelo em suas redes sociais (veja o vídeo na íntegra no final da matéria) ao Governo Federal para que reveja decisão e delegue ao Paraná os 85 quilômetros da BR 476 entre São Mateus do Sul e União da Vitória. Segundo Bakri, uma proposta foi apresentada no mês […]

Primeiro Jardim de Água e Mel é inaugurado em Porto União

Inaugurado dia 18 de dezembro, o primeiro Jardim de Água e Mel de Porto União. Os Jardins são equipamentos especiais de preservação e educação ambiental instalados em áreas urbanas dos Municípios onde a SANEPAR realiza obras de saneamento. Não somente os funcionários poderão desfrutar deste espaço, mas também as crianças da rede municipal de ensino […]