Obra de recuperação do Aeroporto José Cleto está em ritmo acelerado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Obra de recuperação do Aeroporto José Cleto está em ritmo acelerado


14 de novembro de 2018

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Uma necessidade antiga, urgente e de ampla importância regional, acaba de alcançar sua parte prática. Na quarta-feira, 24 de outubro, tiveram início as obras de restauração e sinalização da pista, pátio e acesso do aeródromo José Cleto, no distrito de São Cristóvão.

Com isso, o aeroporto municipal de União da Vitória, torna-se impraticável pelo período de 24 de outubro a 10 de dezembro, prazo estipulado pela ordem de serviço no contrato que tem prazo de 90 dias e o contrato vigência de 330 dias.

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

O valor global da ação é de R$ 997.147,65 e foi conseguido pela Prefeitura a fundo perdido junto ao Governo do Estado do Paraná.

A empresa Engemass – Engenharia e Construção, de General Carneiro é a responsável pela obra. Ela foi contratada por meio do processo licitatório 06/2018, processo nº 92/2018, que terá supervisão e fiscalização da secretaria de planejamento da prefeitura municipal.

Pista mais curta

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Além do pavimento novo, a pista de pouso que tinha 1.000m passará a ter 814m, ou seja, será reduzida. “Isso não está relacionado à economia como muitos podem pensar. Esta nova extensão da pista é fruto do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) que foi realizado por empresa especializada. Para chegar a essa definição foram observados diversos fatores de segurança, entre os quais está a proximidade com o Morro do Cristo, por exemplo”, disse o secretário de planejamento Clodoaldo Goetz. Ele [Clodoaldo] é, inclusive, o gestor municipal do aeroporto por força de decreto municipal.

O prefeito Hilton Santin Roveda entende que a obra é fundamental e que não está isolada. “Mais que uma ação necessária pelas condições precárias que se encontrava a pista de pouso – quem é piloto sabe do que estou falando -, esta obra tem a ver com a segurança, saúde e com o desenvolvimento econômico regional. Está conectada a outras ações que estamos tomando e, com certeza, somará em muitos benefícios para a comunidade”, resumiu Santin.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


PMA de Porto União intensifica ações no combate ao desmatamento

A Polícia Militar Ambiental de Porto União tem reforçado as ações de combate ao desmatamento ilegal no bioma da Mata Atlântica durante os meses de setembro e outubro de 2024. As operações têm como objetivo coibir práticas ilegais e proteger um dos ecossistemas mais ricos e importantes do Brasil, mas também um dos mais ameaçados […]

Estado repassa recursos para ações com PCDs; União da Vitória está na lista

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou nesta terça-feira (05) os 73 municípios aptos a receber o repasse de R$ 5 milhões do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD). O anúncio foi feito em Maringá, no Noroeste do Estado, […]

Para maior segurança, DER-PR promove melhorias em rodovia entre Guarapuava e Pinhão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realiza serviços de conservação da faixa de domínio da PR-170 entre Guarapuava e Pinhão, na região Centro-Sul. O objetivo é proporcionar mais segurança e trafegabilidade para os usuários que utilizam o trecho de 49,58 quilômetros de extensão. Foi […]