ONU decide suspender Rússia do Conselho de Direitos Humanos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

ONU decide suspender Rússia do Conselho de Direitos Humanos


7 de abril de 2022

Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que a Rússia deve ser suspensa do Conselho de Direitos Humanos. O Brasil se absteve da decisão.

Foram 93 votos para sim, 24 para não e 58 abstenções. 

Ronaldo Costa Filho, embaixador do Brasil na ONU, falou em reunião que o “Brasil está comprometido em encontrar formas de cessar as hostilidades imediatamente, promover um diálogo real em busca de uma solução sustentável e pacífica, garantindo respeito aos direitos humanos e ao direito humanitário”.

Mais cedo, embaixador ucraniano Sergiy Kyslytsya pediu que todos países apoiassem a decisão. “Agora o mundo chegou a um momento crucial. Testemunhamos que nosso transatlântico está passando por uma neblina traiçoeira em direção a icebergs mortais. Parece que devemos chamá-lo de Titanic em vez de Conselho de Direitos Humanos”, disse Kyslytsya.

Já o vice-embaixador russo na ONU, Gennady Kuzmin, pediu a todos os Estados membros das Nações Unidas que rejeitem a decisão que suspende a Rússia do Conselho de Direitos Humanos, chamando o projeto de “um precedente perigoso”.

Em um rascunho da decisão, a Assembleia-Geral disse que “suspenderia os direitos de participação no Conselho de Direitos Humanos de um membro do Conselho que cometesse violações graves e sistemáticas dos direitos humanos”.

A Assembleia-Geral precisava de dois terços dos votos a favor para remover a Rússia do conselho.

Veja os países que votaram contra, quem se absteve e quem votou a favor:

**CNN

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná e Santa Catarina definem atuação conjunta para desenvolver agricultura

Os governos do Paraná, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), e de Santa Catarina, por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e do Instituto Federal, e a Embrapa, vão trabalhar em conjunto para a criação de um ambiente de inovação para cadeias produtivas agropecuárias. […]

Ex-prefeito e vice do Planalto Norte de Santa Catarina são condenados por corrupção

Beto Passos e Renato Pike, ex-prefeito e ex-vice-prefeito de Canoinhas, cidade do Planalto Norte catarinense, foram condenados no dia 21 de outubro. Passos recebeu a pena de 16 anos e seis meses de prisão, já Pike foi condenado a 62 anos, oito meses e 14 dias de prisão. Os políticos foram investigados pela Operação Et […]

Ministério Público diz que já recuperou R$ 13 milhões desviados de prefeituras da região

A Operação Et Pater Filium já recuperou aos cofres públicos, com as colaborações premiadas e devoluções dos envolvidos, aproximadamente R$ 13 milhões. Os recursos, veículos e imóveis foram adquiridos com atos de corrupção, peculato, fraudes a licitação e lavagem de dinheiro praticados por agentes políticos em seus mandatos em cidades como Major Vieira, Bela Vista […]