ONU decide suspender Rússia do Conselho de Direitos Humanos » Rádio Colmeia

Escute a rádio

ONU decide suspender Rússia do Conselho de Direitos Humanos


7 de abril de 2022

Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que a Rússia deve ser suspensa do Conselho de Direitos Humanos. O Brasil se absteve da decisão.

Foram 93 votos para sim, 24 para não e 58 abstenções. 

Ronaldo Costa Filho, embaixador do Brasil na ONU, falou em reunião que o “Brasil está comprometido em encontrar formas de cessar as hostilidades imediatamente, promover um diálogo real em busca de uma solução sustentável e pacífica, garantindo respeito aos direitos humanos e ao direito humanitário”.

Mais cedo, embaixador ucraniano Sergiy Kyslytsya pediu que todos países apoiassem a decisão. “Agora o mundo chegou a um momento crucial. Testemunhamos que nosso transatlântico está passando por uma neblina traiçoeira em direção a icebergs mortais. Parece que devemos chamá-lo de Titanic em vez de Conselho de Direitos Humanos”, disse Kyslytsya.

Já o vice-embaixador russo na ONU, Gennady Kuzmin, pediu a todos os Estados membros das Nações Unidas que rejeitem a decisão que suspende a Rússia do Conselho de Direitos Humanos, chamando o projeto de “um precedente perigoso”.

Em um rascunho da decisão, a Assembleia-Geral disse que “suspenderia os direitos de participação no Conselho de Direitos Humanos de um membro do Conselho que cometesse violações graves e sistemáticas dos direitos humanos”.

A Assembleia-Geral precisava de dois terços dos votos a favor para remover a Rússia do conselho.

Veja os países que votaram contra, quem se absteve e quem votou a favor:

**CNN

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


IMA e IBAMA definem critérios de licenciamento na região de Canoinhas

O gerente regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA) regional do Planalto Norte, Christian Martins, visitou nesta manhã de sexta-feira, 20, o superintendente do IBAMA de Santa Catarina Glauco Corte Filho. A reunião teve por finalidade alinhar procedimentos administrativos e os ritos de licenciamento ambiental na região de Canoinhas de competências mútuas entre o IBAMA […]

No Dia Mundial das Abelhas, Paraná destaca importância da preservação das espécies nativas

Em alusão ao Dia Mundial das Abelhas, comemorado nesta sexta-feira (20), o Governo do Paraná celebra a adesão de mais de 25 municípios ao Poliniza Paraná desde o início deste ano. O projeto foi expandido para o Estado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) dentro dos Parques Urbanos, espaços viabilizados pela pasta, por meio […]

Bolsa Estudante: auxílio começa a ser pago aos estudantes de SC contemplados nesta sexta-feira, 20

O Governo de Santa Catarina iniciou nesta sexta-feira, 20, o pagamento das primeiras parcelas do Bolsa Estudante aos alunos contemplados pelo programa que informaram os dados bancários da conta para depósito até o último dia 13 de maio. Neste primeiro pagamento, estão sendo depositadas duas parcelas de R$ 568,18, referentes aos meses de fevereiro e […]